CENTRAL NACIONAL DE VENDAS: 4020-3852 (disque a partir da sua cidade)

Suicídio é a quarta maior causa de morte em brasileiros

Estima-se que cerca de 11 mil pessoas tiram a própria vida por ano, colocando o suicídio como a quarta maior causa de morte em brasileiros entre 15 e 19 anos

Suicídio é a quarta maior causa de morte em brasileiros

Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde afirmando que o suicídio cresceu 12% entre 2011 e 2015. Em 2011 foram registrados 10.429 mortes contabilizando 5,3 a cada 100 mil habitantes, já em 2015 registrou-se 11.736 mortes contabilizando 5,7 a cada 100 mil habitantes. O Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) afirma que até 2020 será lançado um plano que tem por objetivo prevenir o suicídio por três meios, o primeiro é da vigilância e da informação para conhecer o quadro de suicídios no país. Posteriormente, a pasta pretende trabalhar com a imprensa e a forma como o tema deve ser abordado e por último mas também muito importante, um Plano de Gestão em que profissionais da área da saúde serão qualificados para atuarem na prevenção do suicídio.

 Taxa de mortalidade

Pesquisas apontam que a taxa de mortalidade  por suicídio entre homens está em 79% enquanto que para as mulheres o número é de 21%. Um outro perfil das pessoas que mais cometem suicídios costumam ser Solteiros, viúvos e divorciados (60,4%). A população indígena também apresenta altos índices de mortalidade chegando a um número três vezes maior que o registrado entre pessoas brancas e negras.

Combatendo o suicídio

Psiquiatras afirmam que uma das melhores maneiras de combater o suicídio é tocar no assunto, o silêncio ainda é um tabu que envolve o tema, as pessoas afirmam que ``quem quer se suicidar não fala``. Mas para Fernando Neves, psiquiatra, professor da UFMG, coordenador do serviço de psiquiatria do Hospital das clínicas da UFMG e membro da Associação Mineira de Psiquiatria a pessoa que está propensa a cometer o suicídio fala sobre isso com alguém próximo ou com um médico ou demostra por meio de sinais que está querendo cometer o suicídio, segundo Neves está é uma porta de entrada para a prevenção.

Setembro amarelo

Setembro amarelo é uma campanha de incentivo sobre a prevenção ao suicídio. Lançada em 2015 a campanha alerta a população sobre a realidade do suicídio no Brasil e como previni-lo. A campana ocorre todo mês de setembro, locais públicos são caracterizados com a cor amarela que identifica a campanha preventiva, além da ampla divulgação de informações. Fonte: UAI



Você deseja conhecer nossos planos? Preencha o formulário abaixo!

DEPOIMENTOS

Nossos clientes falam por nós: somos reconhecidos pela excelência no atendimento e prestação de serviços de forma humanizada.

Ver todos os depoimentos

NOSSOS PARCEIROS

Conheça nossa ampla rede credenciada em todo o Brasil.