CENTRAL NACIONAL DE VENDAS: 4020-3852 (disque a partir da sua cidade)

Visitantes lotam cemitérios no dia dos finados

No dia de finados, cemitérios de todo o Brasil dobram o número de visitantes, milhares de pessoas comparecem as necrópoles para prestar homenagens aos entes queridos que um dia estiveram conosco.

Em São Paulo, um dos cemitérios que mais recebem visitas é o Cemitério da Consolação, um dos mais antigos e tradicionais da capital, está também entre um dos mais belos. A capela do cemitério costuma ficar lotada no feriado de dois de novembro, os túmulos que mais recebem visitas são os do poeta Mário de Andrade, da pintora Tarsila do Amaral e do escritor Oswaldo de Andrade. Um outro cemitério que também costuma receber muitas visitas é o Cemitério Quarta Parada, onde está sepultado algumas personalidades como o cantor Arnaldo Rosa da banda Demônios da Garoa. Este ano, o cemitério se prepara para milhares de visitantes, pois é no Quarta Parada que está sepultado o corpo do ator Domingues Montagner, morto em 2016 após se afogar no Rio São Francisco, enquanto gravava cenas para a novela que estava no ar ``Velho Chico``. Outros cemitérios ao redor do mundo também recebem muitas visitas no dia de finados um deles é o Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia, onde está sepultado o corpo do cantor Cristiano Araujo, que morreu em 2015 após um acidente de carro quando voltava de um show. No ano passado fãs de diversas localidades comparecem ao túmulo do músico para prestar suas homenagens, alguns levaram um violão e cantaram próximo ao túmulo um das canções de maiores sucesso como a música ``Cê que sabe amor``. Todos os anos, amigos, familiares e fãs de pessoas conhecidas ou anonimas dedicam um tempo do seu dia para se dirigem aos cemitérios e prestarem suas homenagens, alguns levam coroas de flores, outros optam por fazer cartazes com dizeres e outros apenas passam para realizarem alguma manutenção no túmulo.

Como surgiu o dia de finados

O feriado do dia 2 de novembro surgiu em 988 DC e foi introduzido pelo santo Odilon, ele determinou que todos os monges realizassem prece pelos mortos, sendo eles conhecidos ou não, religiosos ou leigos. Após quatro anos do rito, o papa, em Roma, na Itália decretou o dia 2 de novembro como o dia oficial dos mortos. No Brasil, o hábito de orar pelos que já morreram veio por meio dos portugueses, no entanto,  o feriado só foi oficializado apenas em 2002. Não é somente no dia de finados que os cemitérios costumam receber muitas visitas, no dia dos pais o número também aumenta, o feriado é considerado o terceiro maior movimento de visitações nos cemitérios. A prefeitura faz uma orientação para as pessoas que pretendem procurar os cemitérios durante o ferido de 2 de novembro, eles orientam que os visitantes deem preferências às flores naturais, pois podem ser retiradas com maior facilidade. Já aqueles que optam por prestar suas homenagens com flores artificiais devem se atentar e escolher flores que não acumulem água, evitando assim uma possível proliferação do mosquito da dengue A grande reclamação das pessoas que visitam os cemitérios no dia de finados é a falta de higiene e fiscalização, alguns cemitérios se encontram com entulhos, outros com partes do túmulo e das lápides quebradas.


Você deseja conhecer nossos planos? Preencha o formulário abaixo!

DEPOIMENTOS

Nossos clientes falam por nós: somos reconhecidos pela excelência no atendimento e prestação de serviços de forma humanizada.

Ver todos os depoimentos

NOSSOS PARCEIROS

Conheça nossa ampla rede credenciada em todo o Brasil.