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5 cuidados que se deve ter ao contratar um plano funerário

Contar com o apoio de uma empresa especializada no segmento funerário, é uma forma prática de assegurar que os seus familiares não terão que arcar com nenhum custo financeiro, nem ao menos ter que organizar as questões burocráticas que regem um funeral

de Amar Assist, 19 DEZEMBRO de 2018

Contratar um plano funerário, é fornecer aos familiares um futuro de livre de preocupações
A contratação de um plano funerário familiar é uma das formas de prevenir sua família em momentos de fragilidade.

Contar com o apoio de uma empresa especializada no segmento funerário, é uma forma prática de assegurar que os seus familiares não terão que arcar com nenhum custo financeiro, nem ao menos ter que organizar as questões burocráticas que regem um funeral.

Entretanto, é importante tomar alguns cuidados antes de contratar um plano.

A seguir, listamos alguns pontos importantes que devem ser observados, para assim, evitar maiores problemas futuramente.

 De acordo com a coordenadora institucional da Proteste Associação de Consumidores, Maria Inês Dolci, a morte chega de forma inesperada, tomando a família em sua maioria sem um planejamento financeiro.

“A morte pode pegar qualquer família desprevenida, sem ter condições de bancá-la. Os planos funerários protegem as pessoas no pior momento”, afirma.

Quais cuidados a serem tomados?


1) Verificar a idoneidade da empresa


Plano Funerário Familiar

Cuide bem de quem você ama.


Quando se contrata um plano funerário, o objetivo é não precisar utilizá-lo tão cedo, contrata-se para longo prazo, já imaginou passar a vida inteira pagando por um plano familiar e quando chegar o momento de utilizar descobrir que a empresa faliu ou simplesmente, não pode cumprir com o que foi prometido?

Existem diversos sites de consultas para verificar a situação cadastral da empresa e ver se a mesma tem capital suficiente para se manter a longo prazo.

Deve-se levar em consideração:

  • Quanto tempo a empresa está no mercado
  • Razão social e situação cadastral
  • Capital financeiro da empresa
  • Reputação por meio de sites confiáveis
  • Comparação com a concorrência.

2) Verificar em detalhes as informações contratuais

O erro de muitas pessoas é realizar a contratação de um plano e não verificar as informações contidas no contrato.

É sempre importante conferir, se as informações passadas via telefone estão de acordo com o que está em contrato.

Verificar a quantidade de pessoas que pode ser inclusa, se existe limite de idade, prazo de permanência no plano, se o valor do plano aumenta por períodos, se abrangência é local ou nacional.

Essas informações são de extrema importância para evitar futuros transtornos.

Para quem quer optar pela cremação, é importante confirmar se existe essa modalidade no plano escolhido, afinal, os planos variam muito de valores e modalidades.

3) Checar parceiros

Inúmeras empresas de assistência funeral fornecem diversos benefícios adicionais ao plano por meio de parcerias com outras empresas.

Esses benefícios podem estar relacionados, a saúde, seguro residencial ou até mesmo indenizações.

É importante checar as empresas que compõem esse grupo de parceiros e verificar se elas estão ativas e aptas a prestarem o atendimento quando necessário.

4) Conferir se a empresa atende a nível estadual ou nacional

Diversas empresas do setor funerário, prestam atendimento em todo Brasil.

É comum que a contratação seja feita e seja incluso familiares de diversas localidades do Brasil.

É de extrema importância que haja a confirmação se a empresa tem os acessórios necessário para gerar atendimento na sua cidade ou na cidade em que residem os seus familiares.

5) Verificar a oferta de benefícios adicionais

É comum as empresas do setor funerário atrelarem seus planos a diversos benefícios adicionais, como descontos em consultas médicas e exames, auxilio indenização e diversos outros.

É importante observar se essas parcerias de fato existem, quando e como podem ser solicitadas.

Entrar em contato com as empresas parceiras é importante para se certificar que de fato existe esta parceria.

Agora que você já sabe quais cuidados a serem tomados antes de contratar um plano funerário, é importante saber algumas diferenças entre auxilio e assistência funeral.

Diferença entre auxílio funeral e assistência funeral

Apesar da proximidade dos nomes, existem algumas diferenças entre eles que devem ser observadas antes de qualquer contratação, para ter certeza que se está contratando um serviço que de fato vai de encontro as suas necessidades e de seus familiares.

Auxílio funeral

O auxílio funeral tem por objetivo reembolsar a família quanto aos gastos tidos durante o óbito, gastos como caixão, enfeites florais, taxas cartoriais e tudo que envolve um funeral.   

Quando ocorre um óbito na família, os familiares precisam resolver todos os trâmites para realização da cerimônia de velório e todos os trâmites burocráticos.

Após a realização do funeral, os familiares devem apresentar as notas fiscais de tudo o que foi gasto, os valores são reembolsados de acordo com o que estiver prescrito nas regras contratuais.

Assistência Funerária

Por outro lado, a assistência funeral ou plano funerário, se encarrega de realizar todos os trâmites burocráticos que regem um funeral.

Com a contratação de um plano funerário familiar, é realizado um pagamento mensal destinado à empresa de assistência funeral que, se encarrega de arcar com todas as despesas do óbito.


Os familiares não precisam arcar com nenhum custo financeiro.

A maioria dos contratos, costumam prever:

  • Organização da cerimônia de velório
  • Caixão, troca de roupa e maquiagem
  • Traslado do corpo
  • Taxas municipais e cartoriais
  • Diária de câmara fria para casos de cremação

Essas são algumas coberturas que estão prescritas em contrato pela grande maioria das empresas de assistência funerária.

Benefícios de obter um plano funeral

Vale relembrar os benefícios que se tem ao contratar um plano funerário, além de fornecer um conforto maior a família durante um dos momentos de maior fragilidade, o plano funerário pode ser um escape para a família não comprometer sua renda financeira.

Veja os principais benefícios:

  • Conforto – Por meio de uma ligação comunicando o óbito, a família recebe o apoio total da empresa contratada, lembrando sempre que, cada empresa tem a sua modalidade de plano, e isso deve ser avaliado antes da contratação.
  • Segurança – Muitas empresas mal-intencionadas, se aproveitam deste momento para empurrar na família serviços mais caros e em muitos casos, dispensáveis. Ter um plano, é assegurar que sua família estará livre de sofrer esse tipo de golpe.
  • Tranquilidade – É permitir que a única preocupação da sua família seja consolar uns aos outros, enquanto a empresa se encarrega desses trâmites, claro que a presença de um familiar será indispensável em alguns momentos, porém, ter a assistência de alguém experiente e com amplo conhecimento dos procedimentos, tornam este momento mais tranquilo.
  • Economia – Como dito, quase sempre as famílias são pegas de forma inesperado e nem sempre possuem a quantia necessária guardada para realizar um digno funeral.
Quando ocorre a morte de um ente querido, principalmente, quando é um óbito repentino, tomando os familiares de forma inesperada, fica difícil arcar com todas as despesas de um funeral, sem ter tempo hábil para realizar uma pesquisa com antecedência.

Tudo o que é contratado de forma antecipada, gera mais conforto e menor custo benefício.

Lidar com os trâmites de um funeral quando se está vivendo o luto, torna este momento mais difícil do que possa imaginar.

 

 

 


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