CENTRAL NACIONAL DE VENDAS: 4020-3852 (disque a partir da sua cidade)
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONVENIADO: 4007-2851

Cremação ou enterro: qual dessas opções é mais econômica?

A vida de um ente querido não tem preço, mas a morte tem, e seu custo não é baixo. É na organização do velório que surge uma dúvida frequente sobre qual opção será a mais econômico: cremação ou sepultamento.

de Amar Assist, 29 JANEIRO de 2019

Além de ser prática, a cremação é considerada um procedimento ecologicamente correto e sustentável.
Quando se leva em consideração a possibilidade de contratar um plano funerário que trará inúmeros benefícios além do econômico, surge uma dúvida frequente às famílias em relação ao enterro ou cremação, alguns defendem que enterro é mais barato e que a cremação custa caro e nem todos planos cobrem esse procedimento.

Por outro lado, outros defendem que a cremação isenta às famílias de ter que arcar com os custos de manutenção dos cemitérios e taxas de exumação quando chegar o prazo para retirada dos ossos.

Essas questões geram dúvidas nas famílias que estão decidindo entre o sepultamento ou a cremação.

Por meio deste artigo, vamos analisar as duas possibilidades e esclarecer o porquê a cremação pode sair mais barata que o enterro.

Como funciona o enterro


Plano Funerário Familiar

Cuide bem de quem você ama.


Quando perdemos um ente querido e optamos pelo sepultamento, é preciso ter em mente que além de todos os custos que estão em torno de um funeral, a família terá que arcar com as despesas nos anos recorrentes ao óbito.

Essas despesas incluem taxa de manutenção do jazigo, pagamento da taxa de exumação ao findar o período estimado para decomposição.

O valor varia muito de lugar para lugar, é importante levar em consideração, a possibilidade de o corpo estar semi-intacto, com isso, o valor fica mais caro caso a família faça a exumação desta forma.

Outra opção seria enterrar novamente e aguardar um período de 12 meses para repetir o processo.

Ao colocar estes custos no papel, desde o inicio com a liberação do corpo até os valores gastos com a exumação, é bem provável que a conta feche com um valor superior ao esperado.

Como funciona a cremação

O processo de cremação funciona de forma prática, a família pode optar por fazer o velório normal e depois conduzir o corpo para a cremação.

Com isso, os familiares saem de cena e o corpo é submetido à uma temperatura que ultrapassa os 900ºC.

Com a queima, o corpo é reduzido ao pó, as únicas partículas do corpo humano que permanecem após a queima, são alguns fragmentos de ossos que, serão enviados para uma espécie de triturador.

Após o procedimento de trituração, as cinzas restantes do processo são depositadas em uma urna e entregues às famílias pouco tempo depois.

Com a urna de cinzas em mãos, os familiares terão que escolher qual melhor destino das para elas.

Alguns optam por jogá-las ao mar, outros por espalhar nos lugares onde o falecido mais gostava de frequentar.

Após estes procedimentos, os familiares não precisarão se preocupar com mais nada, nenhum, custo será necessário, bem diferente quando a família escolhe pelo sepultamento.

Algumas vantagens:

  • Economia
  • Conforto
  • Praticidade

Cremação vista como prática ecologicamente correta

Além de ser prática, a cremação é considerada um procedimento ecologicamente correto e sustentável.

Tudo é feito em lugar próprio, as alças dos caixões e qualquer objeto de metal que possam gerar fumaças poluentes são retiradas antes da queima.

A fumaça que oriunda do processo, é direcionada para uma tubulação que inibe os poluentes, essas tubulações costumam ser avaliadas periodicamente por órgãos ambientais.

As cinzas por sua vez são compostas por carbono, um material não poluente, com isso, ao ser lançada no mar ou na natureza, não traz nenhum dano ao meio ambiente.

Planos funerários que possuem cremação

Ter um plano funerário preventivo é uma ótima oportunidade para quem quer fornecer um maior conforto às famílias em um dos momentos mais frágeis da vida, sem gastar muito.

Alguns planos funerários incluem o processo de cremação em suas coberturas, um deles é o Plano Funerário Familiar da Amar Assist.

Com pequenas parcelas mensais, toda família poderá contar com o apoio de uma empresa especializada no segmento.

Além da cremação, o plano funerário familiar, também fornece:

  • Urna mortuária e enfeites florais.
  • Preparação do corpo (troca de roupas e necromaquiagem facial).
  • Traslado do corpo do local do óbito até o velório.
  • Pagamento de todas as taxas municipais.
  • Organização da cerimônia de velório.
  • Diária de câmara fria (cremação).
  • Opção do sepultamento ou CREMAÇÃO.
Além dos benefícios listados acima, a família também poderá contar com assistência residencial que consiste no atendimento para encanador, vidraceiro, chaveiro e eletricista.

Mediante todas as informações fornecidas, fica evidente que o custo com a cremação pode acabar saindo mais barato que o sepultamento.

 


Artigos Relacionados

Logo Carregamento