O que acontece com nossas redes sociais quando morremos?
Saiba o que fazer com os perfis das redes sociais das pessoas que morreram.
Facebook de pessoas falecidas
O New Work Times sugeriu uma estimativa que um usuário do Facebook morre a cada 90 segundos, ou seja, o tempo que você passou lendo este artigo, significa que alguns usuários ativos da plataforma morreram.Para lidar com todas essas perdas, o Facebook possui uma estrutura bem definida sobre o que fazer com o perfil de uma pessoa falecida, em sua página de perguntas e respostas, é destacada duas opções do que pode ser feito: transformar a página em um memorial ou a exclusão da conta. Vamos entender cada uma delas.
Conta transformada em memorial
Com esta opção, a conta do usuário falecido fica ativa com a expressão ‘’Em memória’’ ao lado do nome da pessoa, os amigos podem continuar tendo acesso às postagens e conteúdos compartilhados pelo usuário falecido e poderão também escrever alguma mensagem de despedida.Os perfis que são transformados em memorial não ficam disponíveis para o público, como sugestão de amizade ou em lembretes de aniversário.
Para transformar a conta em um memorial, é necessário que o usuário indique um contato herdeiro no facebook, com isso, essa pessoa passa a ter acesso limitado a sua conta, o contato herdeiro, pode:
- Escrever uma mensagem que ficará fixada em seu perfil.
- Aceitar amizade de familiares ou amigos que ainda não estavam no perfil.
- Atualizar foto de capa e de perfil.
- Excluir a conta.
Para que o perfil se transforme em um memorial, é necessário enviar uma solicitação ao facebook, para isso, a pessoa falecida deve ser sua amiga na plataforma, é necessário anexar um link ou algum documento que comprove o óbito, como exemplo um obituário ou uma certidão.
Excluir a conta definitivamente
Outra opção do que pode ocorrer com seu perfil do Facebook após a sua morte é a desativação total da conta, caso o familiar tenha os seus dados, basta ir na opção de configurações > desativar conta e seguir o passo a passo.Casos em que os familiares não possuem login e senha do usuário, é necessário preencher um formulário chamado "Solicitação especial para a conta da pessoa falecida", deverá ser preenchido um formulário com todas as informações possíveis da pessoa.
O Facebook também exige alguns documentos do requerente, para ter assegurado que quem está solicitando de fato, possui grau de parentesco.
Após a confirmação, a conta é desativada definitivamente.
Instagram de pessoas falecidas
O Instagram funciona de forma similar ao facebbok com algumas ressalvas, no entanto, o processo também é simples. A conta poderá ser transformada em memorial ou excluída.Após estar logado em sua conta, é necessário ir em configurações > política de privacidade > informar sobre um usuário falecido, ao clicar nesta opção, o usuário é direcionado para uma nova aba onde poderá optar pela exclusão da conta ou também transformá-la em um memorial.
- Você sabe como funciona o processo de cremação e quais são os benefícios? Baixe agora o nosso e-book
Diferença entre Face e Insta
A diferença do memorial do Instagram para o Facebook é que, no Instagram não existe a opção de contato herdeiro, a conta fica indexada, ou seja, não é possível fazer nenhuma alteração em comentários, publicações, seguidores ou curtidas.Para que ocorra esse processo, será necessário preencher uma ficha com todas as informações da pessoa falecida, é necessário também anexar algum arquivo ou link que comprove o óbito, como uma notícia de algum portal ou até mesmo a certidão de óbito da pessoa falecida.
Após os dados serem enviados, ele passará por uma validação dos admiradores da plataforma, sendo confirmado o óbito, a conta se transforma em memorial.
Ela se mantem do mesmo jeito deixado pelo usuário e fica com o nome ‘’em memoria’’ abaixo do nome da pessoa falecida.
Remoção da conta
Para solicitar a remoção definitiva da conta, é necessário que seja comprovado o grau de parentesco entre a pessoa falecida e quem está solicitando, o procedimento é o mesmo ditado acima, ao invés de selecionar a opção memorial, o familiar deverá solicitar a opção desativar conta.O Instagram irá requerer algumas informações, bem como documentos que comprovem o grau de parentesco ou que o requerente é o responsável legal por essa pessoa.
Após o envio dessas informações, a solicitação será analisada pelos administradores da plataforma, sendo aprovado, a conta é desativada.