CENTRAL NACIONAL DE VENDAS: 4020-3852 (disque a partir da sua cidade)
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONVENIADO: 4007-2851

O que acontece com nossas redes sociais quando morremos?

Em um mundo cada vez mais digital, é comum que às pessoas vivam boa parte do tempo conectadas e compartilhando os acontecimentos de suas vidas em redes sociais, como: Facebook, Instagram, Snapchat e afins.

de Amar Assist, 23 JANEIRO de 2019

O jornal americano New Wok Times, estima que a cada 90 segundos um usuário da plataforma facebook morre.
São diversos os conteúdos, desde links a fotos compartilhadas sem a menor preocupação do que vai ocorrer com ela quando chegar nossa morte.
Como diz o velho ditado: a única certeza da vida .... é a morte. Isso nos faz pensar sobre o que acontece com nossas redes sociais quando morremos.

Iremos esclarecer algumas possibilidades do que pode ocorrer.

Facebook de pessoas falecidas


Plano Funerário Familiar

Cuide bem de quem você ama.


O Facebook atualmente é a plataforma que mais possui usuários, para se ter uma ideia da dimensão de pessoas que utilizam a ferramenta, o New Work Times sugeriu uma estimativa que um usuário da rede social morre a cada 90 segundos, ou seja, o tempo que você passou lendo este artigo, significa que alguns usuários ativos desta plataforma, morreram.

Para lidar com todas essas perdas, o Facebook possui uma estrutura bem definida sobre o que fazer com o perfil de uma pessoa falecida, em sua página de perguntas e respostas, é destacada duas opções do que pode ser feito: transformar a página em um memorial ou a exclusão da conta.

Vamos entender cada uma delas:

Conta transformada em memorial 

Com esta opção, a conta do usuário falecido fica ativa com a expressão ‘’Em memória’’ ao lado do nome da pessoa, os amigos podem continuar tendo acesso às postagens e conteúdos compartilhados pelo usuário falecido e poderão também escrever alguma mensagem de despedida.

Os perfis que são transformados em memorial não ficam disponíveis para o público, como sugestão de amizade ou em lembretes de aniversário.

Para transformar a conta em um memorial, é necessário que o usuário indique um contato herdeiro no facebook, com isso, essa pessoa passa a ter acesso limitado a sua conta, o contato herdeiro, pode:

  • Escrever uma mensagem que ficará fixada em seu perfil.
  •  Aceitar amizade de familiares ou amigos que ainda não estavam no perfil.
  • Atualizar foto de capa e de perfil.
  • Excluir a conta.
Informações pessoais como troca de mensagens ou particulares não ficam disponíveis para o contato herdeiro, devido às políticas internas do facebook.

Para que o perfil se transforme em um memorial, é necessário enviar uma solicitação ao facebook, para isso, a pessoa falecida deve ser sua amiga na plataforma, é necessário anexar um link ou algum documento que comprove o óbito, como exemplo um obituário ou uma certidão.

Excluir a conta definitivamente

Outra opção do que pode ocorrer com seu perfil do facebook após a sua morte é a desativação total da conta, caso o familiar tenha os seus dados, basta ir na opção de configurações > desativar conta e seguir o passo a passo.

Casos em que os familiares não possuem login e senha do usuário, é necessário preencher um formulário chamado "Solicitação especial para a conta da pessoa falecida", deverá ser preenchido um formulário com todas as informações possíveis da pessoa.

O facebook também exige alguns documentos do requerente, para ter assegurado que quem está solicitando de fato, possui grau de parentesco.

Após a confirmação, a conta é desativada definitivamente.

Instagram de pessoas falecidas

O Instagram funciona de forma similar ao facebbok com algumas ressalvas, no entanto, o processo também é simples. A conta poderá ser transformada em memorial ou excluída.

Após estar logado em sua conta, é necessário ir em configurações > política de privacidade > informar sobre um usuário falecido, ao clicar nesta opção, o usuário é direcionado para uma nova aba onde poderá optar pela exclusão da conta ou também transformá-la em um memorial.

Memorial 

A diferença do memorial do Instagram para o facebbok é que no insta, não existe a opção de contato herdeiro, a conta fica indexada, ou seja, não é possível fazer nenhuma alteração em comentários, publicações, seguidores ou curtidas.

Para que ocorra esse processo, será necessário preencher uma ficha com todas as informações da pessoa falecida, é necessário também anexar algum arquivo ou link que comprove o óbito, como uma notícia de algum portal ou até mesmo a certidão de óbito da pessoa falecida.

Após os dados serem enviados, ele passará por uma validação dos admiradores da plataforma, sendo confirmado o óbito, a conta se transforma em memorial.
Ela se mantem do mesmo jeito deixado pelo usuário e fica com o nome ‘’em memoria’’ abaixo do nome da pessoa falecida.

Remoção da conta

Para solicitar a remoção definitiva da conta, é necessário que seja comprovado o grau de parentesco entre a pessoa falecida e quem está solicitando, o procedimento é o mesmo ditado acima, ao invés de selecionar a opção memorial, o familiar deverá solicitar a opção desativar conta.

O Instagram irá requerer algumas informações, bem como documentos que comprovem o grau de parentesco ou que o requerente é o responsável legal por essa pessoa.

Após o envio dessas informações, a solicitação será analisada pelos administradores da plataforma, sendo aprovado, a conta é desativada.

Se previna para os dias difíceis

Como dito no inicio do artigo, a morte é a única certeza, nada melhor do que se prevenir para esses dias difíceis, se ter que solicitar a desativação de uma conta ou transformá-la em memorial requer alguns processos, imagine a realização de um funeral, o processo é muito mais burocrático.

Arcar com os custos e os preparativos para cerimônia de despedida, torna-se complicado quando as famílias não possuem conhecimento sobre como agir.

Nessas horas, um plano de assistência funeral faz toda diferença. Quando ocorre um óbito, o familiar deve entrar em contato e comunicar a empresa responsável pelo plano que se encarregará de todo o processo, como exemplo o Plano Funerário Familiar da Amar Assist, basta uma ligação e pronto, a família fica livre de qualquer custo financeiro.

O plano funerário familiar, fornece atendimento em todo Brasil, recepciona idosos com até 93 anos, dispõe a opção de cremação e conta com diversos outros benefícios, inclusive em vida.

Com pequenas parcelas mensais, toda família poderá contar com a assistência de uma empresa que é referência no assunto.

 


Artigos Relacionados

Logo Carregamento