circle loading page Aguarde...
CENTRAL NACIONAL DE VENDAS: 4020-3852
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONVENIADO: 0800 024 1150

Quer economizar na hora que sua família mais precisa?

Clique aqui

O que é Luto Secundário e como superar

Luto secundário são as perdas que vão além da tristeza que ocorre quando perdemos alguém muito próximo. Pode envolver renda e muito mais. Confira!

O que é e como lidar com o luto secundário
Luto secundário são consequências que vão além das emocionais quando se perde alguém. Após a morte de pessoas próximas, muita coisa pode ser perdida na vida de forma repentina.

Perda de coisas concretas

A morte de um ente querido pode resultar em um luto secundário relacionado à perda de coisas concretas. Isso pode incluir :

1 - Renda

2 - Casa

3 - Negócio

4 - Segurança financeira

5 - Estilo de vida

Essas perdas podem ser mais fáceis de identificar e discutir, pois estão relacionadas a algo tangível ou material.

E quando se perde algo subjetivo?

Perda de identidade

Sentimentos relacionados à perda de identidade podem ter um impacto significativo no seu processo de luto e frequentemente são mais difíceis de identificar e discutir do que as concretas. Isso pode incluir a perda da sua autoconfiança ou identidade no contexto dos relacionamentos, pois você pode não se sentir mais como um marido ou esposa, um pai, um irmão, um amigo ou um cuidador.

Ao perder essa identidade ligada aos relacionamentos, você pode sentir que não tem mais um propósito ou pode enfrentar dificuldades para definir sua nova identidade.

Perda ou mudança de crenças

Semelhante ao sentimento de que sua identidade foi perdida ou alterada, o impacto do luto em suas crenças pode ser difícil de identificar e expressar em palavras. A morte de um ente querido pode ter alterado a maneira como você enxerga a religião ou levado você a questionar seu sistema de crenças.

Você não apenas lamentará a perda dessa pessoa, mas também lamentará a vida que compartilharam, dos planos que fizeram, do futuro que imaginaram para si mesmos, dos sonhos e metas que esperavam alcançar. Ao perder essa pessoa, você também pode sentir que parte de sua vida se foi, aquela que compartilhava com ela.

Perda de relacionamentos

Nosso sistema de apoio composto por familiares e amigos pode ser profundamente alterado por um luto. Quando as emoções estão à flor da pele, isso pode trazer à tona o melhor e, às vezes, o pior em nossas famílias e amigos. 

Você pode descobrir que pessoas que você nunca imaginou poderiam oferecer apoio estão lá para você. Por outro lado, alguns que então eram de confiança podem se distanciar. O luto secundário pode, portanto, surgir da perda de relacionamentos com amigos e familiares devido a conflitos ou falta de apoio durante o período de luto.

Outra mudança comum é o fim ou mudança dos relacionamentos que tinha com os amigos e familiares do seu ente querido falecido. Interesses comuns que eram compartilhados também entram na lista dos lutos secundários, pois podem deixar de despertar interesse.

Perda do confidente

É comum em relacionamentos a dois de qualidade que um sirva de confidente ao outro, em relação de mútuo amparo às angústias de cada um. A morte interrompe a parceria e busca por um novo ocupante deste lugar é demorada, podendo ocorrer numa nova relação, com um amigo ou até mesmo em processo terapêutico.

Perda de Saúde Mental

A morte de alguém muito próximo é reconhecida como um gatilho para desarranjo da saúde mental, principalmente nos casos de luto prolongado ou onde já havia alguma doença mental instalada. Podem surgir ansiedade, depressão, insônia, entre outros.

Saúde Física

O estresse trazido desencadeado pelo luto pode afetar a imunidade e trazer doenças físicas oportunistas, desde as dermatológicas, que são muito comuns às mais complicadas. É importante relatar ao médico que estais em processo de luto para que ele avalie o quanto do emocional está impactando nos sintomas físicos.

Perda do Estilo de Vida

Você poderá ser forçado a começar um novo modo de vida, apesar dos desejos pessoais. Para os cônjuges sobreviventes, isso significa estar solteiro novamente e possivelmente sem filhos por perto.

Perda de Segurança Financeira

Pode ocorrer uma grave perda financeira associada à morte. Em muitos casos, a pessoa que morreu era o provedor da família. Para outros, pode haver perda de emprego devido ao processo de luto ou dívida grave incorrida pelo ente morto, ou como resultado da morte.

Perda da Capacidade de Fazer Escolhas

A morte pode gerar a sensação de que o sobrevivente não tem controle sobre sua vida, impossibilitando o de aceitar que há alternativas e possibilidades de escolhas. Como a nova vida imposta não foi algo escolhido, é mais difícil se permitir a novidades.

Perda da Sensação de Segurança

Saber que o mundo é um lugar inseguro e imprevisível pode levar a sentimentos de ansiedade e vulnerabilidade. A pessoa pode ser acompanhada pela incerteza do que esperar, do que acontecerá a seguir, ou como reagir ou responder.

Plano Funerário Familiar

Garanta um futuro tranquilo para sua familia com o melhor plano funarário do Brasil, Completo, Sem custos adicionais.

Ao clicar em “Quero mais informações”, você confirma que seus dados estão corretos e concorda com a Política de Privacidade.