CENTRAL NACIONAL DE VENDAS: 4020-3852 (disque a partir da sua cidade)
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONVENIADO: 4007-2851

Cemitério da Consolação atrai turistas em visitas guiadas

Cemitério da Consolação é rico em arte tumular

Cemitério da Consolação é rico em arte tumular

 

Quando se ouve a palavra cemitério, automaticamente as pessoas associam o nome a túmulos, sepulturas, medo, suspense, filmes de terror e a lista segue.

Em São Paulo, um dos cemitérios que vem quebrando este tabu é o Cemitério da Consolação, que ganhou inclusive um guia para direcionar turistas, curiosos e estudantes que querem conhecer mais de perto a história do cemitério mais antigo da capital paulista.  

Cemitério da Consolação - visitas guiadas

O Cemitério da Consolação proporciona um ambiente arborizado e um ar de tranquilidade, é nele que está contido a história de diversas personalidades políticas, famosas, historiadores e anônimos.

Devido as obras de artes de renomadas personalizas contidas na necrópole, o cemitério passou a contar com visitas guiadas.

Essas visitas são direcionadas pelo sepultador Francisco Gomes, mais conhecido como Popo - ele que trabalha no cemitério desde 2001 e atribui que o gosto pela profissão surgiu após acompanhar as histórias do historiador, o falecido ''Délio Freire dos Santos'', ele era responsável por conduzir as visitas guiadas no cemitério.

Após o seu falecimento, Popo assumiu o posto, ele conta que recepciona uma média de 150 pessoas ao decorrer do mês.

O Cemitério da Consolação possui diversos túmulos com obras de grandes artistas.

As obras de maior notoriedade contidas na nécropole é o mausoléo da família Matarazzo, o maior da América Latina que possui uma altura equivalente a um prédio de três andares.

O mausoléo possui 20 metros de altura e comporta 30 gavetas.

O Cemitério da Consolação possui inúmeras obras de arte tumular moldadas por importantes escultores como Victor Brecheret, Nicola Rolo e Luigi Brizzolara. Sendo considerado um verdadeiro museu a céu aberto.

Arte tumular no exterior

A prática de visitas a cemitérios pode ser algo recente aqui no Brasil, mas não em outros países mundo a fora.

Se para nós, brasileiros, os cemitérios são associados a termos sombrios, em diversos países da Europa, eles são considerados pontos turísticos.

Nos Estados Unidos por exemplo, diversos cemitérios servem de palco para eventos, baladas e até como um local destinado para uma sessão de filme da tarde.

O Cemitério Hollywood Forever na Califórnia e o Père Lachaise em Paris, são um dos mais badalados.

O Cemitério da Recoleta em Buenos Airesé um dos mais procurados no paí, nele está o túmulo da ex-primeira dama, Evita Perón.

Visitantes de diversos países visitam a necrópole, com isso, as visitas costumam ser monitoradas por três idiomas: Espanhol, inglês e Italiano.    

Outro cemitério que possui alto índice de visita é o cemitério de Highgate, oficialmente chamado de St. James, localizado em Londres, o cemitério guarda o túmulo do jornalista, sociólogo e socialista Karl Marx.

As pessoas que querem visitar o túmulo do sociólogo alemão, devem desembolsar cerca de 8 libras, equivalente a R$ 39,11 no Brasil.

Para quem se interessou pelo assunto e gostaria de conhecer mais sobre a arte tumular, as visitas podem ser agendados com até um dia de antecedência pelo site da prefeitura.

As visitas estão disponíveis para toda terça e sexta-feira ás 14h.

 



Você deseja conhecer nossos planos? Preencha o formulário abaixo!

informe um email válido
informe um telefone válido

DEPOIMENTOS

Nossos clientes falam por nós: somos reconhecidos pela excelência no atendimento e prestação de serviços de forma humanizada.

Ver todos os depoimentos

NOSSOS PARCEIROS

Conheça nossa ampla rede credenciada em todo o Brasil.

Logo Carregamento