CENTRAL NACIONAL DE VENDAS: 4020-3852 (disque a partir da sua cidade)
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONVENIADO: 4007-2851

Cemitério da Consolação é rico em obras de arte

O Cemitério da Consolação é o mais antigo da cidade de São Paulo que permanece em funcionamento

Consolação

 

Quando o assunto é obra de arte tumular, o Cemitério da Consolação localizado na região central de São Paulo é rico no assunto.

Visto como um museu a céu aberto, o cemitério comporta túmulos diversificados de várias personalidades que ganharam destaque na história brasileira.

É no Cemitério da Consolação que também se encontram as mais belas obras de artes de diversos escultores famosos em todo o país.

Devido à grande notoriedade que o cemitério ganhou em decorrência das suas obras de artes, a prefeitura de São Paulo lançou um guia de visitação com o objetivo de ajudar turistas e curiosos a se localizarem por dentro da necrópole, podendo fazer visitas à túmulos de personalidades famosas que jazem no cemitério.

Obras de artes nos túmulos

Uma das obras de grande destaque no Cemitério da Consolação é do ex-presidente brasileiro Campos Salles.

Construído pelo artista Rodolfo Bernadelli, seu túmulo é muito visto em decorrência de esculturas e ornamentos produzidos com material em bronze.

Outra obra de arte rica em cultura e conhecimento é do artista italiano Nicola Rollo.

Ele criou uma obra denominada ''A Lenda Negra''  (1920) e a obra ''Euterpe- A Musa da Música'' (1923). Essa obra de arte no Cemitério da Consolação ganhou notoriedade em especial para as pessoas que são adeptas a cultura musical.

Destaca-se também a obra pertencente ao artista italiano Luigi Brizzolara, ele projetou o mausoléu da família Conde Matarazzo em 1925.

O mausoléu possui 150 metros quadrados, 20 metros de altura e uma capacidade para comportar cerca de 30 gavetas.  

O trabalho artístico traz uma mensagem de paz, amor e cuidado pela família.

A decisão da construção deste espaço veio por meio do empresário Matarazzo, após a perda de um filho em um acidente automobilístico, com isso, ele decidiu construir o mausoléu com uma obra de arte que demonstrasse que a família deveria se manter sempre unida.

Outra obra de arte de grande notoriedade foi uma homenagem realizada pelo empresário João Adolfo, dono da Fábrica Chapeleiros.

Ele decidiu construir um mausoléu para homenagear seus operários. A obra possui a forma de um brasão de bronze.

O brasão é a representação do início da fábrica na época das plantações de chás.  

Museu a céu aberto

O Cemitério da Consolação é considerado pelos populares um museu a céu aberto, pelo fato de guardar em suas dependências histórias de personagens importantes da cultura brasileira.

Levando-se também em consideração, o fato das obras de artes serem feitas por artistas famosos, que utilizaram o local com suas obras enriquecedoras.

Devido a grande notoriedade que o cemitério passou a ter, a prefeitura passou a trabalhar com visitas turísticas que podem ser acompanhadas por guias que levam os turistas e curiosos aos túmulos mais reconhecidos do cemitério, mostrando um pouco a beleza das artes tumulares contidas no local e obtendo ensinamentos sobre as personalidades ali sepultadas.

O Cemitério da Consolação foi fundado em 1858 e possui em suas dependências os túmulos de diversas personalidades reconhecidas como Tarsila do Amaral, Ramos de Azevedo, Monteiro Lobato além de importantes escultores como Nicola Rolo, Luigi Brizzolara, entre outros.

Visita agendada

De acordo com o site da prefeitura, as visitas estão disponíveis para toda terça e sexta-feira ás 14h.

Para as escolas que quiserem marcar visitas é disponibilizado às quartas-feiras, em dois horário, às 10h e às 14h .

A prefeitura pede que a visita seja agendada com pelo menos um dia de antecedência por meio do e-mail - assessoriaimprensa@prefeitura.sp.gov.br -, os interessados deverão fornecer nome completo, telefone para contato, nome dos acompanhantes (se houver), dia e horário da visita.

O Cemitério da Consolação fica na Rua da Consolação, 1660 - Consolação, São Paulo - SP, 01302-001.  

 



Você deseja conhecer nossos planos? Preencha o formulário abaixo!

informe um email válido
informe um telefone válido

DEPOIMENTOS

Nossos clientes falam por nós: somos reconhecidos pela excelência no atendimento e prestação de serviços de forma humanizada.

Ver todos os depoimentos

NOSSOS PARCEIROS

Conheça nossa ampla rede credenciada em todo o Brasil.