circle loading page Aguarde...
CENTRAL NACIONAL DE VENDAS: 4020-3852
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONVENIADO: 0800 024 1150

Quer economizar na hora que sua família mais precisa?

Clique aqui

Benefícios e vantagens em torno da cremação

Além de ser uma prática sustentável, a cremação é um procedimento que pode custar pouco

Vantagens Desvantagens Cremação
Cremar é uma escolha cada vez mais comum nos funerais do Brasil e do mundo. Isso ocorre por diversos benefícios, notadamente pelo valor da cremação, mais barato que o sepultamento, e o menor impacto ambiental do procedimento. 

Conhecer como funciona o processo de cremação, quais as etapas da cerimônia e vantagens do modelo é fundamental para pensar sobre essa alternativa. Para ajudar com isso, separamos a seguir as principais informações sobre o tema. Confira!

Como funciona a cremação?

Há uma série de passos desde a ocorrência do falecimento até o encerramento da cremação. Veja a seguir como funciona!

Documentação para cremação

O processo de cremação pode começar em vida, com a documentação do desejo de ser cremado. É aconselhável que as pessoas que têm esse plano, preencham um documento chamado ''Declaração de Vontade'' em que confirma sua opção por ser cremado. Este documento deverá ser autenticado em cartório. Caso a pessoa falecida não tenha preenchido a declaração de vontade, somente os familiares de primeiro grau é que poderão autorizar o procedimento.

Importante destacar que, em casos de morte violenta ou acidental, a cremação só pode ser feita mediante autorização judicial. Nos casos de morte naturais ou por doença, não existe um critério preestabelecido. Antes mesmo de a cremação acontecer, já se iniciam os preparativos para o funeral. É necessária uma autorização para a cremação e o atestado de óbito do falecido. O atestado de óbito para cremação exige a assinatura do documento por dois médicos ou por um médico legista, que é o perito que trabalha no Instituto Médico Legal (IML).

Cremação em casos de morte violenta

Quando a morte é violenta, será necessário obter a autorização judicial da cremação. Ela só é dada quando o corpo é remetido ao IML, para atestado pelo médico legista e realização de laudo. O boletim de ocorrência deve ser feito nos casos de crime, acidente de trânsito ou outras ocorrências que causam a morte súbita e fora do hospital, também conhecida popularmente por morte suspeita. O BO deve ser apresentado no pedido judicial de autorização, junto com a declaração do Delegado de Polícia de que não se opõe ao funeral com cremação.

Início do funeral por cremação

Quando toda a documentação está em ordem, o funeral por cremação poderá acontecer. Mesmo que todos os documentos sejam providenciados rapidamente, o procedimento exige que se aguarde, pelo menos, 24 horas desde a hora da morte até a cremação.

Preparação do corpo para cremação

Os preparativos do corpo para a cremação são diferentes dos que acontecem em um sepultamento. As mudanças acontecem para que o procedimento seja seguro, pois o forno crematório opera em altas temperaturas — de 1.400 a 1.800 graus Celsius.

A escolha da urna funerária para cremação é importante para o processo. O material deve ser resistente ao vazamento de fluidos corporais, para que o trabalho dos operadores dos fornos seja seguro e livre de intercorrências. Na preparação do corpo para cremação é necessário remover alguns equipamentos, como o marca-passo. Ele tem potencial explosivo e contém mercúrio, que não deve ser aquecido, por ter potencial poluente.

Cerimônia de cremação

Após o velório, o caixão é fechado e encaminhado para o local onde será feita a cremação. Antes de começar a cremação propriamente dita, o crematório abre espaço para uma cerimônia de despedida. As homenagens fúnebres variam de acordo com a religião e desejo dos familiares e amigos, mas permitindo a escolha de músicas, discursos e orações.

Pós-cremação

Quando o processo de tratamento das cinzas é concluído, o crematório reserva as reserva em um local chamado cinerário. Elas ficam nesse depósito até que alguém venha fazer a retirada.

As cinzas da cremação são entregues para que os familiares decidam o que fazer com elas. É possível levar a urna para um local preparado para isso, em casa ou em ambiente particular. Também é possível levar o recipiente para um columbário, que é o local do cemitério onde se guardam as urnas de cremação.

Outra opção muito comum entre aqueles que preferem a cremação é aspergir as cinzas em um local com grande significado para quem partiu. Assim, é possível despejar as cinzas do ente querido em um local importante, como uma praia, estádio de futebol, no topo de uma montanha, entre outros.

Quais as diferenças entre a cremação e o sepultamento?

O sepultamento, feito por enterros, apesar de ser a modalidade de funeral mais conhecida, não é a mais simples, ecológica ou barata. As diferenças entre os dois funerais são significativas, a iniciar pela forma. Enquanto na cremação o corpo é reduzido a uma quantidade muito menor de resíduos, no sepultamento o enterro é feito para que o processo de decomposição ocorra de forma natural.

Outro ponto que faz diferença entre sepultamento e cremação são os tipos de cerimônia fúnebre. Para sepultar,  será necessário ter um lugar para o corpo. É necessário pagar não só pelo enterro, mas também pelas taxas de manutenção do cemitério. Se a família já é proprietária de um jazigo, essa diferença de valores poderá ser menos significativa.

Por fim, a cremação não é aceita por todas as denominações religiosas. No caso em que o falecido ou seus familiares não admitirem a cremação por tradição religiosa, ela não será realizada. Por isso, o procedimento não é a principal forma de funeral.

Quais as vantagens de optar pela cremação?

Há muitas vantagens em escolher a cremação como ritual funerário. Podemos destacar os seguintes aspectos.

Redução da necessidade de espaço para funerais:

Quanto mais pessoas nascem, mais funerais ocorrem. Essa crescente da população faz com que a necessidade de espaços para realizar sepultamentos se torne um problema, especialmente nas grandes cidades.

Antigamente, não havia preocupação com os locais de possível instalação de um cemitério. Hoje em dia, com a evolução dos estudos sobre o impacto ambiental desses locais, a maioria dos terrenos não é apta para abrigar um cemitério. Com isso, a cremação surge como uma grande alternativa para a falta de espaço para sepultamentos.

Possibilidade de homenagens

Quando a cremação acontece, os rituais de despedida do falecido se estendem além do funeral em si. É possível fazer a aspersão das cinzas em uma viagem, na companhia de pessoas queridas.

Com isso, é possível transformar esse momento em uma situação especial, que pode ser feita em um momento menos doloroso. É possível organizar uma celebração à vida e ao legado da pessoa que partiu com calma, depois que os familiares e amigos já lidaram melhor com o luto.

Economia no valor do funeral

Contrariando o que pensa a maioria das pessoas, a cremação é mais mais barata que o enterro. Não é necessário gastar com manutenção dos túmulos ou jazigos, como ocorre com quem escolhe o sepultamento.

O único custo que pode vir posterior a cremação é quando a família decide manter a urna com as cinzas em um jazigo no cemitério. No entanto, em sua grande maioria, as pessoas levam as cinzas para casa ou as espalham em algum lugar especial, com objetivo de manter ativa a memória do ente querido falecido.

Sustentabilidade da cremação

Outra vantagem em optar pela cremação é no que diz respeito à ecologia. O procedimento é ecologicamente correto e 100% sustentável. Não agride o meio ambiente já que emite apenas água e gás carbônico em pequenas quantidades, deixando os resíduos tóxicos retidos em filtros de ar.

O enterro tradicional traz diversos problemas com relação à poluição do solo e potencial de contaminação de lençóis freáticos. Por isso, a instalação de cemitérios é cada vez mais limitada pela legislação ambiental, tornando desafiadora a manutenção do volume de funerais com enterros ao longo dos anos.

Praticidade

Outra vantagem em optar pela cremação está relacionada à praticidade. Em sua grande maioria, o velório é dispensado, o que ocorre é apenas uma cerimônia objetiva. Nela, se costuma passar algum vídeo em homenagem ao ente querido, toca-se músicas que o falecido gostava de ouvir ou realiza-se ritos religiosos.

Tudo é concluído com muita objetividade. A cerimônia que antecede a cremação demora em média 15 a 20 minutos, em seguida, o corpo é levado para o processo de queima.

Existe plano funerário com cremação?

Uma opção para quem deseja ser cremado é a contratação de um plano funerário. No entanto, a dificuldade das pessoas tem sido localizar um plano que contenha esta preferência.

A Amar Assist oferece um plano que contempla sepultamento e cremação, deixando aos associados, a escolha de seu funeral. O plano funerário familiar é prático e acessível.

Além de contar com a cobertura para cremação, o plano funerário familiar oferece as seguintes comodidades para a concretização do funeral:

  • assistência completa para gestão e liberação de documentos, inclusive em cartório;
  • cobertura de taxas municipais;
  • preparação do corpo;
  • velório de até 8 horas;
  • 1 diária de câmara fria;
  • transporte funerário para até 100 km de distância do local do falecimento;
  • rede de parceiros, com crematórios particulares disponíveis em cada região do Brasil.
A cremação é uma forma cada vez mais solicitada como funeral, pela praticidade e diversas vantagens dessa alternativa. Para que seja possível custear o crematório e organizar os documentos, contar com assistência funerária é a melhor opção. Um bom plano de assistência funeral, trará o conforto e a tranquilidade que a sua família merece.

Plano Funerário Familiar

Garanta um futuro tranquilo para sua familia com o melhor plano funarário do Brasil, Completo, Sem custos adicionais.

Ao clicar em “Quero mais informações”, você confirma que seus dados estão corretos e concorda com a Política de Privacidade.