Considerado um procedimento ecologicamente correto, a cremação tem ganhado adeptos em todos os lugares, devido a seus inúmeros benefícios ambientais e sua praticidade. No entanto, os valores não são baixos para quem não possui plano funerário.
O valor da cremação varia muito de lugar para lugar e tudo irá depender do que for solicitado na hora da prestação dos serviços.
Os valores podem facilmente chegar a R$21 mil reais, caso a família opte por algo de maior requinte, como: a escolha do caixão, a qualidade da urna que será depositada as cinzas após a cremação, se a família optar por incluir o serviço de tanatopraxia e outras séries de fatores.
É importante também levar em consideração, o período que o procedimento é solicitado, tudo o que é contratado de última hora, acaba tendo um custo maior.
Vantagens da cremação
A cremação possui inúmeras vantagens, dentre elas, destacamos:
- Economia.
- Praticidade.
- Procedimento sustentável.
Com esses e diversos outros benefícios, a prática de cremação tem crescido em todos os países do mundo. Além de ser um processo 100% ecológico, correto e sustentável, ela chega ser mais econômica que o sepultamento. Veja:
Quando o corpo passa pelo processo completo de cremação, ele se torna em cinzas que, são depositadas em uma urna e entregue às famílias. Com isso, os familiares decidem qual melhor destino das às cinzas da cremação. Feito isto, o processo é finalizado.
Por outro lado, quando a família opta pelo sepultamento, terá que arcar com outros custos financeiros como: manutenção do jazigo, processo de exumação do corpo (ocorre entre três e cinco anos após o sepultamento), ossuário para depósito dos restos mortais ou até mesmo a cremação das ossadas.
Quando colocado na caneta, os valores acabam saindo mais caro do que a cremação.
Cremação em Campinas
Em Campinas, existe apenas um crematório municipal para atender a demanda dos populares.
Muito caracterizado por ser o primeiro e único crematório público que atua no interior de São Paulo, o crematório disponibiliza:
- Forno.
- Três câmaras frias.
- Capela ecumênica.
Além dos equipamentos descritos, o crematório conta com uma infraestrutura que dispõe aos familiares: sala de homenagens, velórios e sala para cafés.
Ao todo, o crematório ocupa uma área de aproximadamente 600 m², tendo capacidade para realizar até 12 cremações por dia.
localizado junto ao Cemitério dos Amarais, ocrematório de Campinas atende moradores de cidades vizinhas. A administração não divulga números, mas informa que tem atendido muitas pessoas de Rio Claro e demais proximidades.
A única questão em relação ao crematório municipal é que os custos com a organização do funeral não estão inclusos. Com isso, os familiares devem recorrer a empresas do setor funerário.
Plano funerário completo
Para todos os casos, o Plano funerário Familiar é ideal em todos os sentidos, pois é o único plano que inclui a cremação sem qualquer valor a mais na mensalidade.
O Plano Funerário Familiar, disponibiliza às famílias um funeral completo que inclui:
- Urna mortuária (caixão).
- Véu e enfeites florais.
- Taxas administrativas.
- Preparação do corpo (troca de roupas e necromaquiagem facial).
- Traslado corpo para o local do velório.
- Opção de sepultamento ou CREMAÇÃO.
- Benefícios de assistência residencial ou assistência PET.
Declaração de vontade
Existe um documento nominado: ‘Declaração de Vontade de Cremação’, onde a pessoa ainda em vida, declara seu desejo pela cremação após a sua morte.
O documento deve ser preenchido e posteriormente, reconhecido em cartório.
No entanto, a declaração é considerada contraditória, por não possuir nenhuma validade jurídica que garanta que o desejo daquela pessoa será realizado.
A administração do crematório de Campinas explica que as pessoas podem fazer em vida essa declaração de vontade, contudo, o documento serve apenas para registro, pois na hora do óbito, os familiares de primeiro e segundo grau é que deverão decidir entre sepultamento ou cremação.
Com isso, o documento perde a valia e acaba sendo utilizado apenas como expressão do seu último desejo.
Em caso de pessoas desquitadas e viúvas, a autorização deverá ser concedida por qualquer filho maior de 18 anos. Caso o falecido, não tenha filhos ou netos, caberá aos pais, depois avós e por último irmãos.