circle loading page Aguarde...
CENTRAL NACIONAL DE VENDAS: 4020-3852
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONVENIADO: 0800 024 1150

Quer economizar na hora que sua família mais precisa?

Clique aqui

Dia dos mortos: como surgiu esta data comemorativa

O nome pode parecer triste, mas na prática, o  dia dos mortos é uma data comemorativa de origem mexicana, tendo como objetivo honrar os falecidos no dia 2 de novembro

Banner Tanatopraxia
O dia dos mortos  não é comemorado apenas no México, onde teria surgido, mas em outros países da América como os Estados Unidos e o Brasil,Os preparativos para a celebração começam a partir do dia 31 de outubro, a data acaba coincidindo com alguns feriados tradicionais católicos como o Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados. 

É uma data muito importante que chegou a ser considerada pela Unesco (Organização as Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura) como um dos Patrimônios da Humanidade.

Tradição

O dia dos mortos teve suas origens na cultura asteca, era um dia comemorado no 9º calendário do sistema solar. A data tinha como objetivo cultuar a Dama da Morte, esposa de Mictlantecuhtli, o rei dos mortos, além de homenagear amigos ou parentes já falecidos.

No México, a tradição do dia dos mortos passou a ser celebrada com a chegada dos espanhóis no continente americano. No entanto, historiadores afirmam que o ritual existe há mais de três mil anos, antes mesmo da chegada dos espanhóis.

Os povos daquela época, tinham o costume de conservar crânios como forma de prêmios e os exibiam nos cultos. Os crânios era a celebração do renascimento e da morte.

Celebração

As celebrações do dia de finados está longe de ser uma data para se chorar relembrando daqueles que já partiram, muito pelo contrário, neste dia, as pessoas realizam festas com doces, bolos e muita música.

No dia de Finados, familiares tem por costume erguer um altar em que são colocadas oferendas, doces, outros colocam músicas que eram do gosto do falecido.

No ritual, é indispensável que cada altar tenha a representação de quatro elementos: 

  • Água;
  • Frutos - como forma de representar a Terra;
  • Velas - para o Fogo; 
  • Papeis picados com figuras distintas para o ar.
A crença que perdura sobre esta data comemorativa é que os mortos podem voltar para realizarem uma vista aqueles que amam, as crianças voltam no dia um, enquanto os adultos fazem uma visita aos familiares no dia dois. Por este motivo, o dia dos mortos não é uma data triste, mas sim um motivo de alegria.

Quem vai ao México no dia de finados, vai se deparar com muitas coroas de flores enfeitando a cidade, as praças e cemitérios. Outros países acabaram associando o simbolo do dia dos mortos ao símbolo mexicano, um dos mais conhecidos é a imagem de uma caveira coberta por um manto e adornada por flores.

Uma outra data comemorativa que confunde um pouco as pessoas é o Halloween (Dia das Bruxas), muitos acabam associando as duas celebrações por serem comemoradas no mesmo dia. Existe uma grande distinção entre as duas datas, pois o Dia dos Mortos é uma festa mexicana e católica e o Halloween é uma festa de origem irlandesa. 

Plano Funerário Familiar

Garanta um futuro tranquilo para sua familia com o melhor plano funarário do Brasil, Completo, Sem custos adicionais.

Ao clicar em “Quero mais informações”, você confirma que seus dados estão corretos e concorda com a Política de Privacidade.