Luto infantil: o que é e como ajudar a superar
Aprenda tudo sobre luto infantil, suas características especiais e o porquê deve ser olhado de maneira diferente
O que é o luto infantil?
Luto infantil é um processo emocional e psicológico que as crianças e adolescentes vivenciam após a perda de uma pessoa significativa em suas vidas, como um pai, mãe, irmão, avô, amigo próximo ou mesmo um animal de estimação querido.Morte x idade
As crianças vão absorvendo o conceito de morte aos poucos, do desconhecimento à plena noção, por volta dos 10 a 12 anos. Um dos padrões mais aceitos quando se fala em luto infantil é: 0 a 3 anos: a criança desconhece o luto e pode até sentir-se abandonada quando perde alguém ou bicho de estimação, por exemplo. 3 a 5 anos: sabem que a morte é algo ruim, triste, porém acham que a pessoa voltará. Também conseguem identificar emoções do luto nos adultos ao redor. 5 a 7 anos: a noção de morte começa a aparecer, principalmente o “nunca” e o “para sempre” 7 e 10 anos: a compreensão aqui a morte já é compreendida parcialmente, e os adultos precisam dar suporte quando a perda ocorre. 10 e 12 anos: nesta etapa a noção de morte de é completa.Diferenças entre o luto infantil e o luto em adultos
Na criança, a noção de luto corre paralela ao desenvolvimento mental até a completa absorção do conceito de morte e suas consequências. Já no adulto, temos as fases do luto como reação à perda de alguém ou de algo importante.Comportamento de luto nas crianças enlutadas
Mais que a fala, a expressão do luto em crianças se dá por meio de comportamentos e fantasias. Os estudos de luto com menores de 12 anos Fantasias de aniquilamento: a criança imagina a própria destruição, autodestruição ou desaparecimento Culpa: o pequeno sente-se responsável pela perda ocorrida Onipotência: aqui a criança fantasia ser capaz de reverter a realidade a partir dos seus próprios desejos. Rejeição: quem vive a perda sente-se rejeitado por aquele que partiu. Identificação: a pessoa incorpora características, valores, crenças ou comportamentos de outra pessoa ou grupo, de forma a se sentir conectada ou semelhante a eles. Retaliação: a perda é vivida como algo pessoal, com uma vingança de quem foi contra quem ficou. Idealização: atribui-se qualidades ou características excepcionais a algo, ou alguém, muitas vezes exagerando essas qualidades de forma irrealista. Desidealização: o oposto da idealização, começa-se a ver defeitos naquele que se foi. Agressividade: uma das formas de expressão do luto infantil é a criança tornar-se agressiva sem motivos aparentemente lógicos Negação da perda: fantasia- como a morte não ocorresse Regressão: a criança adquire comportamentos de fases anteriores ao desenvolvimento. Reparação: há uma busca por corrigir ou compensar uma suposta falha percebida em si mesmo para com outras pessoas ao redor.Alterações no desempenho escolar
De todos os sintomas que o luto provoca em crianças, a alteração da produtividade na escola é destacado o mais comum naquelas em processo de alfabetização. () Normalmente é passageiro e a escola e família devem entender o contexto e favorecer a reintegração do aluno ao seu potencial pleno.Sintomas físicos e emocionais preocupantes
Deve se ter maior cuidado e até pensar em apoio técnico psicológico quando os seguintes sinais:- Medo excessivo do escuro
- Pânico
- Pavor
- Dificuldade de ficar sozinha
- Perda de apetite
- Autolesão
- Comportamento de risco