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Luto infantil: o que é e como ajudar a superar

Aprenda tudo sobre luto infantil, suas características especiais e o porquê deve ser olhado de maneira diferente

Luto infantil

O que é o luto infantil?

Luto infantil é um processo emocional e psicológico que as crianças e adolescentes vivenciam após a perda de uma pessoa significativa em suas vidas, como um pai, mãe, irmão, avô, amigo próximo ou mesmo um animal de estimação querido.

Morte x idade

As crianças vão absorvendo o conceito de morte aos poucos, do desconhecimento à plena noção, por volta dos 10 a 12 anos.

Um dos padrões mais aceitos quando se fala em luto infantil é:

0 a 3 anos: a criança desconhece o luto e pode até sentir-se abandonada quando perde alguém ou bicho de estimação, por exemplo.

3 a 5 anos: sabem que a morte é algo ruim, triste, porém acham que a pessoa voltará. Também conseguem identificar emoções do luto nos adultos ao redor.

5 a 7 anos: a noção de morte começa a aparecer, principalmente o “nunca” e o “para sempre”

7 e 10 anos: a compreensão aqui a morte já é compreendida parcialmente, e os adultos precisam dar suporte quando a perda ocorre.

10 e 12 anos: nesta etapa a noção de morte de é completa.

Diferenças entre o luto infantil e o luto em adultos

Na criança, a noção de luto corre paralela ao desenvolvimento mental até a completa absorção do conceito de morte e suas consequências. Já no adulto, temos as fases do luto como reação à perda de alguém ou de algo importante.

Comportamento de luto nas crianças enlutadas

 Mais que a fala, a expressão do luto em crianças se dá por meio de comportamentos e fantasias. Os estudos de luto com menores de 12 anos

Fantasias de aniquilamento: a criança imagina a própria destruição, autodestruição ou desaparecimento

Culpa: o pequeno sente-se responsável pela perda ocorrida

Onipotência: aqui a criança fantasia ser capaz de reverter a realidade a partir dos seus próprios desejos.

Rejeição: quem vive a perda sente-se rejeitado por aquele que partiu.

Identificação: a pessoa incorpora características, valores, crenças ou comportamentos de outra pessoa ou grupo, de forma a se sentir conectada ou semelhante a eles.

Retaliação: a perda é vivida como algo pessoal, com uma vingança de quem foi contra quem ficou.

Idealização: atribui-se qualidades ou características excepcionais a algo, ou alguém, muitas vezes exagerando essas qualidades de forma irrealista.

Desidealização: o oposto da idealização, começa-se a ver defeitos naquele que se foi.

Agressividade: uma das formas de expressão do luto infantil é a criança tornar-se agressiva sem motivos aparentemente lógicos

Negação da perda: fantasia- como a morte não ocorresse

Regressão: a criança adquire comportamentos de fases anteriores ao desenvolvimento.

Reparação: há uma busca por corrigir ou compensar uma suposta falha percebida em si mesmo para com outras pessoas ao redor.

Alterações no desempenho escolar

De todos os sintomas que o luto provoca em crianças, a alteração da produtividade na escola é destacado o mais comum naquelas em processo de alfabetização. () Normalmente é passageiro e a escola e família devem entender o contexto e favorecer a reintegração do aluno ao seu potencial pleno.

Sintomas físicos e emocionais preocupantes

Deve se ter maior cuidado e até pensar em apoio técnico psicológico quando os seguintes sinais:

  • Medo excessivo do escuro
  • Pânico
  • Pavor
  • Dificuldade de ficar sozinha
  • Perda de apetite
  • Autolesão
  • Comportamento de risco

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