CENTRAL NACIONAL DE VENDAS: 4020-3852
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONVENIADO: 0800 024 1150

Luto: Perder um ente querido pode desencandear a ''síndrome do coração partido''

Sintomas como ansiedade e depresão são comuns na sindorme do coração partido

de Amar Assist , 26 SETEMBRO de 2016

Luto: Perder um ente querido pode desencandear a ''síndrome do coração partido''
 


Plano Funerário Familiar

Cuide bem de quem você ama.


É muito comum após a perda de um ente querido, algumas pessoas desenvolverem sintomas como: ansiedade, depressão, coração acelerado ou a impressão de estar prestes a ter um infarto.

Essa sensação é diagnosticada pela medicina como ''Cardiomiopatia de Takotsuba'', mas conhecido como ''síndrome do coração partido''. Esses sintomas costumam aparecer após um forte estresse emocional.

Acomete as mulheres, em grande parte no período da menopausa. Em alguns casos costuma se manifestar após uma notícia positiva e muito frequente após a perda de um ente querido.

Como o caso da britânica Shira Schiller, 47, que desenvolveu esses sintomas após a perder repentinamente o filho Max, de apenas 10 anos.

É como se alguma coisa estivesse sentada sobre meu peito, como se houvesse uma mão segurando meu coração. Se estou em um dia ruim, é como se não fosse capaz de respirar, afirma.

Cientistas informam que o luto se manifesta de forma física e emocional. Uma parte do cérebro chamada córtex cingulado anterior é responsável por processar a dor emocional.

A síndrome é uma espécie de autodefesa do coração

A síndrome do coração partido afeta cem a cada 1 milhão de pessoas por ano. Um estudo realizado pelo Imperial College London, afirma que isso ocorre como uma forma de autodefesa do coração, quando este é exposto à uma sensação de adrenalina ou pelo desgaste emocional causado pelo luto.

O tratamento para a síndrome deve ser feito por um Clínico Geral, sendo necessário também o auxílio de um psicólogo que ajude o paciente a superar o trauma. Em casos mais graves, é fundamental uma internação hospitalar com remédios próprios para o coração.


Artigos Relacionados

Logo Carregamento