Quanto tempo dura o luto? Eis questão lógica, válida e que você já pode ter se perguntado.
O luto, especialmente no início, causa desconfortos de várias formas – angústia mental, dor emocional, esgotamento físico (etc., etc.). E todas essas coisas terríveis parecem acontecer ao mesmo tempo; por isso, é natural querer saber quando o sofrimento vai acabar.
Por um tempo, você pode até acreditar que pode retornar totalmente ao “antes”. É comum sonhar ou imaginar que a realidade antes da perda vai voltar, embora, racionalmente, sabemos que tudo mudou, mas o cérebro ainda está tentando se atualizar.
E cada vez que nos lembramos de que “antes” se foi para sempre, experimenta-se uma nova sensação de mini-perda. Não é tão ruim quanto o primeiro impacto, mas parece um desespero impensável.
Então, quanto tempo dura o luto?
Embora algumas pessoas digam coisas que você deseja ouvir – por exemplo, que o luto é previsível, limitado no tempo e algo que você pode "superar" ou "seguir em frente" – a maioria das pessoas que passaram por perdas significativas lhe dirão luto é imprevisível e não algo que termina com hora marcada e organizada.
Se você acha essa sensação assustadora ou mesmo enlouquecedora, pode ser útil saber que o luto geralmente começa pelo pior e melhora com o passar dos dias, para a grande maioria.
Significa que as coisas parecerão complicadas, estressantes, tristes e como muitos outros sentimentos ruins por algum tempo. E, claro, sempre haverá altos e baixos, mesmo anos depois, podem parecer afetos muito desanimadores.
Porém, pouco a pouco, à medida que você aprende a lidar com suas perdas, a criar novas conexões e a encontrar alguma aparência de equilíbrio, a intensidade e o descontrole da dor dos primeiros dias, em geral, diminuirão.
Luto agudo X Luto integrado
A distinção entre luto agudo e integrado pode ser útil para pessoas que desejam ter a certeza de que o seu luto acabará por se acalmar o suficiente para permitir alguma esperança de melhora.
O luto agudo
O luto agudo é o capítulo mais terrível do percurso. Este período traz pensamentos e emoções novas e intensas. É surreal, devastador, sombrio e desorientador. E não é apenas um período triste, aqui ou ali; absorve toda a vida.
No luto agudo os pensamentos concentram-se principalmente na pessoa que morreu e pode ser difícil pensar em qualquer outra coisa, domina a vida de uma pessoa
Uma distinção importante é que quando as pessoas dizem que é normal que o luto dure para sempre, não significam que a intensidade avassaladora do luto agudo durará eternamente.
Em vez disso, significa luto integrado, que acontece à medida que a pessoa se adapta e lida com as suas perdas.
Luto integrado
O luto integrado é o resultado da adaptação à perda. Quando uma pessoa se adapta a uma, o luto não acaba. Em vez disso, os pensamentos, sentimentos e comportamentos relacionados com a sua perda são integrados de forma a permitir-lhes lembrar e honrar a pessoa que morreu.
O luto encontra um lugar e a vida segue.
E quanto dura cada um dos lutos?
Não existe resposta definitiva. A integração do luto acontece à medida que você se adapta à perda, e o como e quando se dá a adaptação são intimamente específicos para cada um, às fases do luto.
Para aqueles que perguntam "Quanto tempo dura o luto?", temos de pensar em qual estágio da dor estão, aguda ou adaptada, pois meses após a perda, ou talvez anos, o sentimento ruim pode estar presente.
É normal ter pensamentos, emoções, perdas secundárias e experiências difíceis de luto passado muito tempo após o falecimento de quem amamos. E faz sentido que a dor permaneça com você.
A perda é uma experiência significativa que se torna parte da sua história e muda quem você é agora e no futuro. Se você passou pela perda de alguém que ama, essa pessoa se torna parte do seu passado, presente e futuro.
A pessoa que morreu não está mais presente fisicamente, mas existem muitos vínculos e apegos independentemente da presença física. A morte não pode quebrar os laços que vivem em seu coração e em sua mente.
É importante notar que algumas pessoas vivenciam um luto agudo que permanece intenso e avassalador de uma forma que afeta sua vida diária por um período prolongado. Nestes casos, pode ser útil buscar ajuda profissional para encontrar apoio e ferramentas eficazes para lidar com a situação.