CENTRAL NACIONAL DE VENDAS: 4020-3852 (disque a partir da sua cidade)
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONVENIADO: 4007-2851

A importância da cremação para o meio ambiente

A cremação é considerada um procedimento correto e 100% ecológico que além de trazer vantagens para a natureza, não agride o meio ambiente.

de Amar Assist, 26 ABRIL de 2017

A importância da cremação para o meio ambiente

A cremação traz uma enorme vantagem para a natureza, por ser um procedimento 100% ecológico, não agride o meio ambiente.

Ao contrário dos enterros tradicionais que possuem certos poluentes ambientais, a cremação é um procedimento prático, que evita problemas de higiene sanitária.

Uma pesquisa realizada pelo sindicato dos cemitérios constatou que o aumento da procura pela cremação dobrou nos últimos cinco anos, entretanto, muitos ainda se questionam se o gás carbônico emitido durante o processo de cremação não prejudica o meio ambiente.


Plano Funerário Familiar

Cuide bem de quem você ama.


Neste artigo, iremos esclarecer como funciona a queima do combustível gerada pela cremação fazendo com que a quantidade de carbono emitida durante ela, seja reduzida por filtros e controlada por aparelhos de medição confiáveis.

Vantagens da cremação para o meio ambiente

São diversas as vantagens que o processo de cremação traz para o meio ambiente, uma delas é em relação a limpeza do ar.

Veja como isso corre:

Após o processo da queima, é liberado no ar um gás carbônico e água, o gás é liberado em menor quantidade, quando realizado de forma adequada em locais seguros e próprios para o processo da cremação.

Após a queima, existe um filtro de tubulação, onde os resíduos tóxicos são encaminhados, essa filtração reduz a emissão do dióxido de carbono que causa a contaminação do ar.

Decomposição

Optar pela cremação é poupar a natureza de sofrer com os poluentes que são liberados com a decomposição.

Quando um corpo é enterrado, ele passa por um processo natural de decomposição, esse processo ocorre com a ajuda de fungos e bactérias (decompositores).

Quando o corpo entra em decomposição, ele  libera um líquido chamado necrochorume, esse liquido é liberado pelo corpo durante o período da decomposição.

Ele é composto por sais minerais e substâncias orgânicas que possuem grande quantidade de vírus e bactérias que são totalmente ofensivas ao meio ambiente.

As necrópoles atuais são erguidas com instalações próprias para evitar a contaminação, no entanto, a grande maioria dos cemitérios que são mais antigos, não possuem essas instalações adequadas, o que coloca em risco  a contaminação do solo.

A maior preocupação das pessoas que vivem próximos a essas àreas, é que nas antigas necrópoles, as covas são muito rasas,o que faz com que a liberação do liquido acabe entrando em contato com o solo.

Esse contato, se torna prejudicial quando ocorrem chuvas e inundações, os líquidos acabam entrando em contato com a água, que acaba sendo contaminada.

A decomposição pode ser  muito prejudicial não somente ao meio ambiente, mas também a saúde humana.

Cinzas da cremação

Por outro lado, temos a cremação, que é tida como um processo altamente seguro.

As cinzas que são geradas da cremação são depositas em urnas que podem ter vários destinados considerados ecologicamente corretos.

Uma opção é utilizar a urna biodegradável, com ela, as cinzas da pessoa falecida é enterrada, transformando-se em uma arvore.

A urna biodegradável é feita com materiais naturais como casca de coco, turfa e celulose, ao ser plantada no solo, a urna germina e as cinzas entram em contato com a semente nela contida.

Além de ser uma fonte natural de oxigênio para o planeta, as cinzas depositadas na urna por meio do processo de cremação não traz nenhum dano ao meio ambiente.

Superlotação de cemitérios

Outro benefício crucial do processo de cremação é que ela desafoga os cemitérios.

As necrópoles, em especiais às públicas estão superlotadas, além de sofrer com o problema da superlotação, às pessoas que tem familiares enterrados nesses locais sofrem com a  falta de segurança e manutenção dos jazigos.

Todo esse processo pode ser evitado, quando a família opta pela cremação ao invés do sepultamento tradicional.

Processo de cremação cada vez mais procurado

Cientificamente comprovado, a cremação é o procedimento que menos causa dano ao meio ambiente.

Existem países como exemplo, o Japão que praticamente toda a população é adepta a prática, para se ter uma ideia da dimensão, somente no Japão 98% da população adere a cremação.

Os motivos são diversos, entre eles, está ás questões ecológicas e também em relação ao espaço urbano, já que a cremação não exige que haja um espaço fisico destinado aos corpos.

Devido a sua praticidade e diversos beneficios que traz ao meio ambiente, a cremação não é mais vista como tabu e tem sido uma prática adotada por diversas famílias, estando em constante crescimento em todo Brasil.

Muitos acreditam que o processo é caro e inacessível, entretanto, o que as pessoas poucos sabem é que existem opções de planos funerários que tem a cremação inclusa nas suas coberturas.

Somando o valor final gasto com a cremação, entende-se que ela além de ser favorável ao meio ambiente, ela chega ser mais batata que o enterro.

Já que após o sepultamento, a família precisará desembolsar dinheiro para arcar as despesas com manutenção de jazigo e ainda, o pagamento relacionado a exumação.

Após um período médio de 3 a 5 anos (tempo de decomposição), as famílias precisam solicitar junto aos cemitérios a exumação de corpos, esse valor varia muito de lugar para lugar, quando o corpo não está totalmente decomposto, a família terá que arcar com mais valores para realizar novamente o processo após um ano.

Com a exumação feita, a família ainda tem que arcar com o ossário, local onde os ossos podem ser depositados, ou pela cremação das ossadas.

O Plano Funerário Familiar é essencial para as pessoas que optam pela cremação, com parcelas acessíveis, o plano funerário não exige atestado de saúde.

Com atendimento a nível Brasil, o Plano funerário familiar fornece coberturas para idosos com até 93 anos, após a contratação não existe mais limite de idade.

O plano dipõe de toda a cobertura completa do funeral que consiste em:

  • Urna mortuária (caixão de boa qualidade),
  • Enfeites florais,
  • Preparação do corpo,
  • Pagamento das taxas municipais e cartoriais,
  • Traslado do corpo,
  • Sepultamento ou cremação,
  • Benefícios em vida.
  • E mais.
Com exclusividade MAPFRE Seguros, o plano funerário familiar também fornece a opção de incluir o PET de estimação, a família poderá contar com o apoio para transporte, hotel e funeral pet com atendimento em todo Brasil.

O processo de contratação é simples e pode ser realizado online por meio dos canaiss de comunicação ou pelo telefone 4020-2358.

 


Artigos Relacionados

Logo Carregamento