circle loading page Aguarde...
CENTRAL NACIONAL DE VENDAS: 4020-3852
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONVENIADO: 0800 024 1150

Quer economizar na hora que sua família mais precisa?

Clique aqui

O que a Bíblia fala sobre a morte

Confira os principais trechos da Bíblia que explicam a morte e seus significados

Bíblia iluminada
A Bíblia oferece respostas e reflexões sobre a morte, o maior enigma que os humanos enfrentam.  Mas, o que realmente dizem as Escrituras sobre a morte? Esse não é apenas um questionamento sobre o fim da vida terrena, mas sobre o significado mais profundo da existência humana, a esperança de uma continuidade e a compreensão de um propósito maior.

Falecimento de um ente querido

A morte de uma pessoa querida desencadeia uma busca por conforto e compreensão, um anseio por respostas que possam diminuir a dor do luto. Nesse momento de vulnerabilidade, muitos se voltam para os ensinamentos da  Bíblia sobre a morte, buscando iluminar  o caminho que segue além da morte.

A ciência nos oferece uma visão da morte como o término definitivo da função biológica, um ponto final incontornável na jornada da vida. Contudo, as religiões, incluindo o Cristianismo, propõem uma continuidade da existência em formas que desafiam nossa compreensão material.

Bíblia e os cristãos

A interpretação do que a Bíblia diz sobre a morte varia significativamente entre diferentes tradições cristãs, incluindo católicos, evangélicos, espíritas, mórmons e Testemunhas de Jeová. Embora todas essas denominações recorram ao mesmo texto sagrado, as diferenças de interpretação refletem a diversidade de crenças e esperanças que caracterizam a experiência humana com a fé.

Neste artigo, usamos tanto o Antigo quanto o Novo Testamento para falar sobre o que a Bíblia conta sobre o mistério da morte.

Diferentes interpretações da Bíblia

A Bíblia é interpretada de maneiras variadas pelas diversas tradições religiosas que determinam não apenas a compreensão dos estudiosos de teologia, mas também a prática religiosa dos fiéis. 

E qual a forma de que cada religião interpreta a Bíblia?

  • Catolicismo: inclui tanto o Antigo quanto o Novo Testamento.
  • Protestantismo: baseia-se tanto nas escrituras hebraicas quanto no Novo Testamento, enfatizando a interpretação direta das Escrituras pelo indivíduo.
  • Espiritismo: usa o O Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, que é uma figura central, utilizando a Bíblia como um dos textos de apoio, mas interpretando-a à luz da doutrina espírita.
  • Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons): além da Bíblia, incluem o Livro de Mórmon e outros textos sagrados.
  • Testemunhas de Jeová: seguem uma interpretação mais literal da Bíblia, acompanhada de publicações explicativas específicas.

Partes da Bíblia que falam de falecimento

Antigo Testamento

  • Gênesis 3:19 - "Pois tu és pó e ao pó retornarás."
  • Salmos 23:4 - "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, pois tu estás comigo..."
  • Salmos 48:14 - "Pois este Deus é o nosso Deus para todo o sempre; ele será o nosso guia até a morte."
  • Salmos 116:15 - "Preciosa é à vista do SENHOR a morte dos seus santos."
  • Eclesiastes 3:1-2 - "Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu: tempo de nascer e tempo de morrer..."
  • Eclesiastes 7:1 - "Melhor é o nome do que o bom perfume, e o dia da morte do que o dia do nascimento."
  • Eclesiastes 9:5 - "Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem de coisa alguma..."
  • Isaías 25:8 - "Ele destruirá a morte para sempre. O Soberano SENHOR enxugará as lágrimas de todos os rostos..."

Novo Testamento

  • Mateus 10:28 - "Não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma; temei antes aquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno."
  • Lucas 23:43 - "Jesus respondeu: 'Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no paraíso.'"
  • João 11:25-26 - "Jesus disse: 'Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá. Você crê nisso?'"
  • Romanos 5:12 - "Portanto, assim como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram..."
  • Romanos 6:23 - "Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor."
  • Coríntios 15:21-22 - "Pois, já que a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem."
  • Coríntios 15:55-57 - "Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?... Mas graças a Deus! Ele nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo."
  • Apocalipse 21:4 - "Ele enxugará de seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem luto, nem choro, nem dor, pois a ordem antiga já passou."

Sete passagens bíblicas sobre a morte explicadas

1 - Coríntios 15: a vitória sobre a morte. Paulo discute a ressurreição, um pilar da fé cristã.

Ensinamento: ele argumenta vigorosamente pela realidade da ressurreição de Cristo e pela promessa de ressurreição para todos os que nele crêem

2 -  Tessalonicenses 4: esperança além da morte. Paulo oferece consolo aos tessalonicenses, falando sobre os que dormem em Cristo.

Ensinamento: destaca a crença na volta de Jesus e o encontro glorioso dos crentes com Ele, trazendo esperança e paciência aos vivos..

3 - Lucas 20: a vida após a morte. Jesus é questionado pelos saduceus, que negavam a ressurreição.

Ensinamento: Ele revela que, após a ressurreição, as relações humanas terrenas não se aplicarão; seremos como anjos, filhos de Deus, imortais.

4 - João 14: o conforto de Cristo aos discípulos. Jesus prepara seus discípulos para sua partida, prometendo um lugar para eles na casa do Pai.

Ensinamento: assegura que há espaço para todos que seguem o caminho de Cristo, enfatizando a fé e o seguimento dos seus ensinamentos como o caminho para a vida eterna.

5 - João 5: O poder de Jesus sobre a vida e a morte. Jesus fala sobre sua autoridade dada por Deus, incluindo o julgamento e a ressurreição.

Ensinamento: anuncia que chegará um tempo em que todos ouvirão sua voz e sairão dos túmulos para a ressurreição da vida ou da condenação.

6 - Apocalipse 21: o novo céu e a nova terra. João descreve a visão do novo céu e da nova terra, onde Deus habitará com seu povo.

Ensinamento: revela a eliminação final da morte, dor e sofrimento, prometendo uma eternidade de felicidade para os fiéis.

7 - Apocalipse 20: o juízo final e a segunda morte. Detalha o juízo final, incluindo o conceito da segunda morte.

Ensinamento: diferencia entre a ressurreição para a vida eterna e a condenação à segunda morte, reforçando a justiça divina.
 

Morte e ressurreição de Cristo

A Bíblia aborda o tema da ressurreição em muitos de seus livros, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Este conceito é central para a fé cristã, simbolizando a vitória de Jesus Cristo sobre o pecado e a morte. Abaixo, estão alguns dos trechos mais significativos que falam sobre a ressurreição:

Antigo Testamento

  • Isaías 26:19 - "Mas os teus mortos viverão; seus corpos ressuscitarão. Despertem e cantem, vocês que habitam no pó! Pois o seu orvalho é como o orvalho da manhã, e a terra dará à luz os mortos."
  • Daniel 12:2 - "Muitos dos que dormem no pó da terra despertarão: uns para a vida eterna, e outros para a vergonha e horror eterno."

Novo Testamento

  • Mateus 28:5-6 - "Mas o anjo disse às mulheres: 'Não tenham medo. Sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui; ressuscitou, como disse. Venham ver onde ele estava deitado.'"
  • Lucas 24:6-7 - "Ele não está aqui; ressuscitou! Lembrem-se de como ele lhes falou, quando ainda estava na Galileia: 'O Filho do Homem deve ser entregue nas mãos de pecadores, ser crucificado e no terceiro dia ressuscitar.'"
  • João 11:25-26 - "Disse-lhe Jesus: 'Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim nunca morrerá. Você crê nisso?'"
  • Coríntios 15:20-22 - "Mas agora Cristo ressuscitou dos mortos, primícias dos que dormem. Pois assim como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos serão vivificados."
  • Tessalonicenses 4:16 - "Pois o Senhor mesmo descerá dos céus com um grito de comando, com a voz do arcanjo e com o som da trombeta de Deus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro."
  • Apocalipse 20:5-6 - "Mas os outros mortos não voltaram a viver até que os mil anos se acabassem. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes a segunda morte não tem poder, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos."

O estado dos mortos segundo a Bíblia

A Bíblia sugere que, após a morte, os indivíduos não entram imediatamente no reino de Deus; essa passagem ocorrerá futuramente, no Juízo Final.  Até esse momento decisivo, a existência após a morte permanece um estado de profunda inatividade, uma espera silenciosa pelo despertar final.

Eclesiastes 9:6 reflete sobre esta condição, destacando que emoções humanas como amor, ódio e inveja se dissolvem, não tendo mais influência ou participação nos eventos do mundo terreno.
“Até o seu amor, até o seu ódio, e até a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.”

Consciência e a percepção pós-morte

Do ponto de vista biológico, a morte marca o fim da função cerebral, e, consequentemente, da consciência como a conhecemos. Esta realidade biológica ecoa na narrativa bíblica, que apresenta a morte como um "grande sono" - uma analogia usada repetidamente nas Escrituras para descrever o fim da vida

Sugere uma suspensão temporária da consciência, não uma aniquilação completa da existência.

Daniel 12:2 - "Muitos dos que dormem no pó da terra despertarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno." 

Esta passagem é apenas um exemplo das que falam sobre o fim da consciência, daqueles que estão "dormindo" na morte serão despertados para a ressurreição, sugerindo um período de repouso ou inatividade antes da ressurreição.

Caminhos após a morte

A Promessa do Paraíso

Jesus Cristo, enfatizou a existência de dois destinos distintos após a morte. Para aqueles que depositam sua fé em Jesus e o reconhecem como Senhor e Salvador, a promessa é de um lugar junto a Ele, referido como "Paraíso" na conversa com o ladrão na cruz: E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. (Lucas 23:43). E também como o "seio de Abraão" na parábola do rico e de Lázaro em Lucas 16:22-23:

"Chegou o dia em que o mendigo morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão. O rico também morreu e foi sepultado.

Em contraste, aqueles que se afastam da graça oferecida por Cristo enfrentam uma eternidade separados de Deus, em um lugar frequentemente descrito nas Escrituras como "Hades" ou "Inferno" (Lucas 16:23). Esta separação não é apenas uma distância física; é uma morte espiritual, uma existência destituída da presença e do amor de Deus.

“No Hades, onde estava sendo atormentado, ele olhou para cima e viu Abraão de longe, com Lázaro ao seu lado.”

Espera pelo Juízo Final

Ambos os destinos, porém, são estágios preliminares antes do Juízo Final, conforme ilustrado em Apocalipse 6:10, onde as almas dos mártires aguardam a vindicação divina. Essa passagem revela uma consciência contínua após a morte, onde as almas não apenas retêm a memória de suas vidas terrenas, mas também anseiam por justiça.

“E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a Terra?

Morte dos animais e a Bíblia

No conceito celestial, frequentemente associado à vida após a morte na tradição cristã, imagina-se não apenas uma existência repleta de alegria eterna, moradas divinas e comunhão perfeita entre os seres humanos, mas também uma harmonia universal que se estende ao reino animal. Este vislumbre de paz e fraternidade entre todas as criaturas de Deus é magnificamente capturado no Livro de Isaías:

“O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; a serpente se alimentará de pó. Não causarão mal nem destruição em todo o meu santo monte, diz o Senhor.” (Isaías 65:25)

Conclusão

O conceito de morte na Bíblia envolve dimensões físicas, espirituais e até amedrontadoras. Vai além do fim da vida terrena, mas também carrega implicações significativas para a vida após a morte, a justiça divina, e a esperança na ressurreição. 

Em resumo, a Bíblia aborda a morte não apenas como um término da vida terrena, mas como um portal para a vida após a morte, sujeito ao juízo de Deus, mas também oferecendo esperança de ressurreição e vida eterna para aqueles em Cristo. A morte, portanto, é entendida dentro de um quadro maior de redenção e restauração.

Plano Funerário Familiar

Garanta um futuro tranquilo para sua familia com o melhor plano funarário do Brasil, Completo, Sem custos adicionais.

Ao clicar em “Quero mais informações”, você confirma que seus dados estão corretos e concorda com a Política de Privacidade.