circle loading page Aguarde...
CENTRAL NACIONAL DE VENDAS: 4020-3852
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONVENIADO: 0800 024 1150

Quer economizar na hora que sua família mais precisa?

Clique aqui

13 perguntas e respostas sobre o luto

Saiba as principais dúvidas e respostas envolvidas no prcesso de luto.

Pessoa em luto

O que é luto?

O luto é um  sofrimento profundo  após uma perda, especialmente depois da morte de uma pessoa querida. Embora muitos se concentrem no aspecto emocional do luto, vale a pena observar que também existem reações físicas, sociais e mentais. 

Meu ente querido ainda não faleceu, mas eu já sinto como se estivesse vivenciando um luto?

Você pode estar passando por um luto antecipado. Essa é a sensação de perda antes mesmo de ocorrer a morte. Isso frequentemente acontece quando alguém que você ama está com uma doença terminal, foi encaminhado para cuidados paliativos ou tem uma doença como o Alzheimer. 

Sua mente está começando a se ajustar ao que é iminente, e a sensação de luto iminente é compreensível.

Quando o luto termina?

Não há uma data de duração fixa para o luto pois cada pessoa vivencia as consequências da perda por diferentes períodos de tempo e de maneira única. É importante lembrar que há altos e baixos.  Você pode se recuperar da dor inicial, mas depois se ver sofrendo a partir de algo óbvio, como um feriado, ou algo inesperado, como uma música. É saudável ter esses sentimentos, em qualquer ordem que ocorram. Idealmente, você alcançará o ponto em que poderá lembrar-se do seu ente querido e sorrir ao pensar nele, mesmo que a perda ainda seja imensa.

Como posso encerrar meu luto mais rapidamente?

Não há uma fórmula mágica para interromper o luto abruptamente, que seguirá seu curso. Se você sentir que seria útil, pode conversar com um profissional para ajudá-lo a passar pelo processo de maneira mais produtiva. 

Existem técnicas que podem auxiliá-lo e também há muitos bons livros e cursos online que podem ajudar você a compreender e navegar pelo luto de maneira mais eficaz.

Quais são as cinco fases do luto?

As conhecidas cinco fases do luto são negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. Essas diretrizes foram desenvolvidas pela psiquiatra Elizabeth Kubler-Ross em 1969. 

Atualmente, há outros que afirmam que existem na verdade mais do que cinco fases e alguns especialistas acreditam que há tão poucas quanto duas fases.

Todos vivenciam as fases do luto?

Nem todo mundo passa por cada estágio do luto e também podem não seguir a ordem exata prevista. Cada sofrimento é único. É importante entender que esses períodos não são necessariamente claros e podem não ser evidentes enquanto os atravessamos.

Às vezes, pode-se até regredir e retornar a um estágio anterior, precisando lidar com ele novamente. A chave é ser gentil consigo mesmo e entender que não há uma única maneira de passar por uma experiência de luto.

Não consigo parar de reclamar. O que devo fazer?

A menos que alguém tenha vivenciado uma perda, pode ser difícil para que as pessoas ao seu redor  realmente compreendam a sua dor. Embora queiram oferecer apoio, talvez não consigam proporcionar a compaixão de que você precisa. Se possível, pode ser útil procurar terapia que te ajude a se livrar do sintoma.

Estou com medo de sair, pois temo chorar em público. Isso tem me impedido de sair de casa. O que devo fazer?

A ideia é que saia de casa, o que faz bem na superação do luto.. Se quiser esconder as lágrimas, tente fazê-lo sob os óculos de sol. É permitido chorar. 

Meu cachorro também está de luto? 

Pode ser! Os animais são intuitivos e também podem sentir a perda. Provavelmente percebem que alguém está faltando e podem sentir a sua dor.

Tenho certeza de que nunca vou superar essa perda, o que devo fazer? 

Vá com calma consigo mesmo. Não se trata de "superar" uma morte, mas sim de aprender a viver com uma nova normalidade. Está tudo bem pensar em seu ente querido; provavelmente, isso acontecerá por muitos anos. Você poderá estar passando pelo luto complicado, que é umas reações comuns à perda. 


Caso esteja realmente enfrentando dificuldades para seguir com seus dias, talvez buscar ajuda profissional seja benéfico.

Posso simplesmente tomar um antidepressivo para aliviar a dor?

Um antidepressivo só pode ser prescrito por um médico caso identifique sintomas de depressão. Um comprimido pode ajudar, porém não fará a sua perda desaparecer magicamente, e você ainda precisará lidar com a dor, mesmo com a medicação adequada.

Perdi meu parceiro (a) e agora me sinto desconfortável saindo com meus antigos amigos porque sou a pessoa solitária do grupo?

Essa é uma reação bastante comum! É difícil sentir esse desequilíbrio quando você está acostumado a estar em par no grupo.

Tente identificar qual parte te incomoda. É difícil ver os outros que ainda têm seus parceiros? Você se sente desconfortável quando a conta chega e ela não é dividida igualmente como antes, ou seus amigos constantemente tentam pagar para você?

Talvez as conversas não sejam tão descontraídas como costumavam ser, e você acha que é sua culpa?

Em vez de simplesmente recusar o convite, talvez você possa abordar qual é o problema e encontrar uma solução. Talvez algumas vezes você possa sair apenas com as meninas ou os rapazes. Talvez você possa dizer aos seus amigos que aprecia a generosidade deles, mas deseja pagar sua própria parte.

Seja qual for a situação, é provável que seus amigos queiram ajudar, mas não têm certeza do que você realmente precisa. Seja honesto com eles para que possam oferecer o melhor apoio possível.

O mundo parece não entender a minha dor. Eu me sinto tão sozinho?

Esse é um sentimento muito comum. Infelizmente, mesmo que seus amigos queiram ajudar, aqueles que não passaram por uma perda terão dificuldade em realmente empatizar com você. Se for um luto prolongado, seria bom considerar a ajuda de um terapeuta.

Plano Funerário Familiar

Garanta um futuro tranquilo para sua familia com o melhor plano funarário do Brasil, Completo, Sem custos adicionais.

Ao clicar em “Quero mais informações”, você confirma que seus dados estão corretos e concorda com a Política de Privacidade.