circle loading page Aguarde...
CENTRAL NACIONAL DE VENDAS: 4020-3852
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONVENIADO: 0800 024 1150

Quer economizar na hora que sua família mais precisa?

Clique aqui

Os 12 tipos de luto

Conheça os 12 tipos de luto e saiba como indentificá-los.

Pessoa chorando por luto
A maioria das pessoas experimentará algum tipo de luto em algum momento de suas vidas. Reconhecer os sintomas e oferecer apoio pode parecer uma tarefa desafiadora. No entanto, saber o que observar e os diferentes tipos de luto pode ajudar a fornecer o suporte necessário a alguém que está passando por esse momento difícil.

Para oferecer uma visão sobre como o luto se manifesta, aqui está uma visão geral dos diferentes tipos de luto e maneiras de lidar com a experiência - seja se você está passando por isso ou conhece alguém que está sofrendo com a perda.

Sinais de Luto

Embora o luto possa se manifestar de maneira completamente diferente para cada pessoa, existem sintomas comuns a serem observados. Perder um ente querido ou até mesmo um emprego pode desencadear uma resposta de luto em qualquer estágio do processo, portanto, é útil compreender alguns dos sinais.

  • Fortes sentimentos de tristeza ou pesar
  • Incapacidade de se concentrar
  • Falta de confiança
  • Sentimentos de perda de propósito ou intenção na vida
  • Pensamentos intensos sobre aquilo que foi perdido
  • Negação da perda

Tipos de luto

O luto é universal, porém cada pessoa vivencia o luto de maneira única. Isso pode complicar a interação com funcionários, pois não há uma única maneira "certa" de oferecer suporte a eles.

Vamos analisar os diversos tipos de luto, o que ajudará a compreender as emoções que seus funcionários podem estar enfrentando.

1. Luto normal

O luto normal é  caracterizado por um período de duração que vai de 6 meses a 2 anos após uma perda significativa. É importante considerar as diferenças culturais, já que algumas culturas têm práticas de luto que se estendem por vários anos, reunindo as famílias para lamentar a perda do falecido.

2. Luto ausente

O luto ausente ocorre quando não há expressão de dor em resposta a uma grande perda. Isso é mais comum quando a perda é repentina. Reconhece-se o luto ausente pela presença de negação e choque. Se persistir por um longo período, o luto ausente deve ser abordado.

3. Luto antecipatório

O luto antecipatório é sentido em antecipação a uma perda significativa. Isso inclui situações como o diagnóstico de uma doença terminal, demissões previstas ou um divórcio iminente. É comum que cuidadores sintam esse tipo de luto em relação a um paciente ou ente querido com uma doença terminal.

Ao vivenciar o luto antecipatório, é possível começar a visualizar a vida sem aquela pessoa. Você pode fazer planos sobre como irá lidar com a perda ou desejar se preparar para sua ocorrência.

Viver nessa antecipação pode ser desafiador. Você pode se sentir em conflito com a culpa de planejar a partida de um ente querido ou serenidade  na paz que tem ao preparar-se antes de enfrentar a perda. De qualquer forma, é importante ser paciente consigo mesmo enquanto navega por esse tipo de luto.

4. Luto tardio

O luto tardio um longo tempo após a perda ter acontecido. Às vezes, o luto tardio surge diante de outra perda significativa no futuro. Ele funciona como um gatilho, abrindo as comportas da perda inicial.

5. Luto complicado

O luto complicado é caracterizado por sentimentos conflitantes em relação à perda. Por exemplo, o luto pela morte de um pai distante, um parceiro abusivo ou a perda de um emprego que já não trazia mais alegria.

6. Luto cumulativo

O luto cumulativo se manifesta quando várias perdas ocorrem em um curto espaço de tempo, gerando um acúmulo de sofrimento. Um exemplo disso é a fadiga emocional e mental experimentada por muitas pessoas durante a pandemia de COVID-19, representando um sentimento de perda em várias áreas da vida.

7. Luto desautorizado

Conheça os 12 tipos de luto e saiba como indentificá-los. Os 12 tipos de luto Conheça os 12 tipos de luto e saiba como indentificá-los e poder super superar a fase mais díficil pela qual todos nós passamos

O luto desautorizado, conforme descrito por Kenneth Doka, Ph.D., ocorre quando alguém sente que a sociedade não reconhece sua necessidade ou direito de lamentar uma perda, como em relacionamentos ocultos ou na perda de animais de estimação


8. Luto distorcido

O luto distorcido é uma uma reação extrema que provoca uma resposta intensa por parte do enlutado. Pode ser identificado pela resposta emocional imensa do enlutado e frequentemente por comportamentos hostis.

Essa raiva é direcionada a outras pessoas e/ou ao próprio enlutado. Esteja atento a episódios de explosões emocionais e verifique se o enlutado não está em uma posição que possa prejudicar a si mesmo ou a outra pessoa.

9. Luto inibido

O luto inibido  ocorre quando alguém não demonstra nenhum tipo de luto externo. Frequentemente, permanecem muito ocupados ou distraídos. Podem assumir mais trabalho ou iniciar novos projetos para manter suas mentes ocupadas e evitar lidar com o luto.

Esse padrão persiste por um longo tempo. Frequentemente, o indivíduo desenvolve uma manifestação física do luto. Isso pode se manifestar como problemas estomacais, sono ruim, dores musculares e no corpo, entre outros.

Os sintomas físicos variam, mas geralmente estão presentes no luto inibido.

10. Luto abreviado

O luto abreviado passa rapidamente, pois as pessoas seguem em frente rapidamente. Podem sentir o impulso de encontrar um substituto para preencher o espaço deixado pela pessoa falecida. Ou então, podem já ter feito as pazes com a perda antes mesmo de ela acontecer.

11. Luto prolongado

Se você ainda mantém  emoções muito intensas relacionadas ao luto por meses ou anos após a perda inicial, você pode estar passando por um luto prolongado. Isso difere do luto normal porque os sentimentos não vêm e vão, tampouco diminuem em intensidade. No luto prolongado, a pessoa enlutada tem extrema dificuldade em lidar com a perda ou superá-la.

12. Luto coletivo

Certos eventos causam sofrimento em comunidades inteiras e grandes grupos de pessoas. Eventos como ataques terroristas, guerras e pandemias são causas comuns de luto coletivo. No entanto, não é necessário haver uma conexão direta entre a perda ou tragédia e a comunidade. A morte de uma figura pública também pode causar luto de várias pessoas ao mesmo tempo.

Plano Funerário Familiar

Garanta um futuro tranquilo para sua familia com o melhor plano funarário do Brasil, Completo, Sem custos adicionais.

Ao clicar em “Quero mais informações”, você confirma que seus dados estão corretos e concorda com a Política de Privacidade.