circle loading page Aguarde...
CENTRAL NACIONAL DE VENDAS: 4020-3852
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONVENIADO: 0800 024 1150

Quer economizar na hora que sua família mais precisa?

Clique aqui

O que é o luto distorcido e como ajudar o enlutado

Aprenda sobre um dos tipos mais desafiadores de luto e como ajudar quem está próximo a você a superá-lo

Pessoa enlutada de joelhos
O luto é uma parte inevitável da experiência humana. Quando acontece, pode causar distorções em todos os aspectos da nossa vida emocional e física. Inclusive alterar a percepção da realidade. Quando esses tipos de reações ao luto acontecem, chamamos de luto distorcido.

Definição de luto distorcido

O luto distorcido é uma manifestação intensa que se manifesta na forma de mudanças emocionais e comportamentais extremas em um indivíduo enlutado. Os indicadores mais comuns são:

  • Sentir intensa culpa, raiva e hostilidade em relação aos outros
  • Desejo de se autolesionar
Os comportamentos mencionados podem ocorrer em muitas outras formas de luto e não necessariamente indicam a presença de luto distorcido.

Diferencial no luto distorcido

No entanto, o que diferencia o luto distorcido de outras formas de luto é que esses sentimentos intensos frequentemente afetam todos os aspectos da vida e dos relacionamentos da pessoa enlutada e pode influenciar como outros reagem em relação a quem sofre, especialmente quando há ambivalência emocional e também:

  • Sentindo raiva do mundo
  • Ficar preso na fase de raiva do luto
  • Brigar com outras pessoas
  • Autolesão
  • Ideações suicidas

Mudando o resultado da morte

Em muitas áreas da saúde mental, é difícil distinguir os sinais de um luto normal dos demais tipos. Pode ser desafiador diagnosticar ou categorizar, pois pode não se encaixar em nenhuma das categorias existentes.

Os sintomas frequentemente podem se manifestar em um amplo espectro de reações e respostas à perda. Reconhecer os sinais de um luto distorcido pode não ser evidente inicialmente após uma perda, mas quase sempre começará a se manifestar gradualmente de maneiras distintas e inegáveis.

Essas reações são conhecidas como reações de luto mórbido, uma distorção do luto normal.

Um sinal comum associado ao luto distorcido é a preocupação excessiva com pensamentos sobre o falecido, levando ao que é conhecido como pensamento mágico, acreditando que podem mudar o resultado da morte ao pensar constantemente em quem morreu e desejando seu retorno à vida. Quando o resultado desejado não é alcançado, sentimentos de tristeza incapacitante frequentemente levam à depressão e outros sintomas associados.

Muitas pessoas que sofrem com o luto distorcido também têm pensamentos suicidas.

Demais sinais

Outros sinais a serem observados são:

  • Tristeza acompanhada por lágrimas
  • Incapacidade de chorar apesar de sentimentos de perda profunda.
Alguns indivíduos enlutados tentam evitar sentimentos de dor e tristeza se dedicando ao trabalho ou hobbies, aumentando sua carga de trabalho e assumindo mais responsabilidades.

Exemplos de Luto Distorcido

O luto distorcido se manifesta de muitas maneiras diferentes, dependendo das circunstâncias e da forma da morte, assim como do relacionamento que o sobrevivente tinha com o falecido. Como o luto é único para cada pessoa, existem muitas maneiras pelas quais uma pessoa vivencia suas complicações. A seguir estão exemplos de como o luto distorcido surge e pode desequilibrar a vida e as emoções de alguém.

Erro médico: quando um diagnóstico incorreto ou incompetência que causem a morte, os entes queridos podem desenvolver uma série de sentimentos e emoções hostis em relação aos responsáveis pelo erro.

Morte trágica de crianças: os pais perdem filhos pequenos em circunstâncias trágicas e imprevistas também frequentemente experimentam um luto distorcido por muitas das mesmas razões mencionadas anteriormente. Alguns dos fatores distintivos na forma como um pai vivencia o luto pela morte de seu filho em comparação com a morte de um pai podem incluir sentimentos profundos de culpa e remorso. Os pais da criança podem se verem como sendo, em última instância, responsáveis pelo bem-estar de seu filho.

A morte trágica e imprevista pode afetar a consciência de maneira muito mais profunda do que a perda previsível de um pai idoso e debilitado, por exemplo. Um pai enlutado pode expressar sua raiva contra a pessoa responsável pelo acidente que tirou a vida de seu filho, contra a sociedade por não fornecer proteção adequada contra o controle de armas, ou contra os socorristas de emergência por não terem feito o suficiente.

Como Lidar com o Luto Distorcido

Prever quanto tempo o luto vai durar é difícil, pois afeta indivíduos de maneiras únicas. Algumas pessoas seguirão em frente com seu luto de maneiras normais, com sintomas durando de 6 a 12 meses. Lidar com o luto distorcido pode prolongar significativamente o processo e a forma como um indivíduo enlutado atravessa suas etapas e pode levar semanas ou meses até que busque um diagnóstico.

Quanto maior for o atraso no diagnóstico, mais tempo levará para um indivíduo procurar tratamento. Abaixo estão algumas etapas que você pode seguir para lidar com o luto distorcido.

1 - Busque apoio rápido

Buscar a ajuda de amigos, familiares e outros entes queridos desde cedo pode ajudar o indivíduo enlutado. Nem sempre é fácil, especialmente quando os sinais de luto distorcido são difíceis de distinguir do luto normal. Compartilhar com os outros como você está se sentindo e como está reagindo a essas emoções, pensamentos e sentimentos que surgem como resultado do seu luto é um ótimo primeiro passo . Avisar seus entes queridos sobre como você está se sentindo pode prepará-los para o que está por vir.

2 - Considere ajuda profissional

O luto distorcido geralmente é altamente desafiador de gerenciar para um indivíduo enlutado, afetando inclusive os familiares. Os relacionamentos podem ser abalados e, sem intervenção, há a possibilidade de se desfazerem além do ponto de reparação. Pais cujo filho faleceu podem acabar se divorciando, e irmãos que enfrentam a morte de um pai podem se afastar devido ao luto não resolvido e suas complicações.

Um profissional especializado em luto pode ajudar a lidar com esses sentimentos de perda que criam um ambiente desafiador em casa, no local de trabalho ou na vida em geral.

Como Ajudar um Ente Querido com Luto Distorcido

Ajudar alguém a lidar com os desafios do luto distorcido nem sempre é fácil, especialmente se você for aquele que está envolvido emocionalmente com quem sofre. Embora possa ser difícil superar alguns desses sentimentos de ressentimento, tente não levar as palavras e ações deles para o lado pessoal. O luto faz as pessoas agirem e dizerem coisas de maneiras que estão fora do seu comportamento habitual. Você pode tentar incorporar algumas dessas técnicas abaixo.

1 -Valide as emoções

Validar as respostas de luto do seu ente querido é um dos passos mais importantes para ajudá-los a lidar com emoções difíceis enquanto mantêm um relacionamento saudável. Ao reconhecer que a dor deles é real e que o que estão sentindo é justificado, um indivíduo enlutado pode redirecionar seus sentimentos e emoções de maneiras mais produtivas. Eles podem utilizar sua energia para ajudar outros em situações similares ou trabalhar para resolver seus conflitos internos, agora que você lhes permitiu fazer isso ao mostrar seu amor e apoio.

2 - Dê tempo ao enlutado

Às vezes, você precisará tomar a iniciativa de se afastar para dar ao seu ente querido o espaço necessário para vivenciar as emoções do luto. A dor e o luto deles não são direcionados pessoalmente a você, embora você possa estar recebendo a hostilidade deles. Entrar em discussões ou confrontos fúteis só servirá para aprofundar o distanciamento. 

Considere oferecer seu apoio se afastando e permitindo que eles enfrentem o luto do à própria maneira.

Conclusão

O luto distorcido é uma das formas mais complexas de reação à perda de alguém e pode desestruturar famílias e contribuir para o declínio final de um indivíduo que sofre.

Classificado como um dos tipos mais desafiadores de luto, os profissionais reconhecem que o luto distorcido, sem a devida intervenção, cria riscos de mais tragédias para o enlutado.

Plano Funerário Familiar

Garanta um futuro tranquilo para sua familia com o melhor plano funarário do Brasil, Completo, Sem custos adicionais.

Ao clicar em “Quero mais informações”, você confirma que seus dados estão corretos e concorda com a Política de Privacidade.