CENTRAL NACIONAL DE VENDAS: 4020-3852 (disque a partir da sua cidade)
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONVENIADO: 0800 024 1150

Cemitério Vertical: tudo o que você precisa saber

Quando se fala em cemitério, as pessoas logo o associam ao modo horizontal, onde os corpos são enterrados na terra. Entretanto, existe uma nova modalidade de necrópole: o cemitério vertical, onde o sepultamento é realizado de maneira diferente

de Amar Assist , 4 DEZEMBRO de 2018

O cemitério vertical dispõe do que há de mais moderno e dinâmico no que se refere a necrópoles.
O corpo é enterrado para cima, ficando armazenado um acima do outro em uma espécie de gavetas.

Dentre as inúmeras vantagens do cemitério vertical, a questão da sustentabilidade é que mais tem atraído a atenção, por ser diferente do método tradicional em que ocorre o risco de uma contaminação do solo.


Plano Funerário Familiar

Cuide bem de quem você ama.


De acordo com engenheiro e criador desta tecnologia, Pérecles Valdir Ferrão:


A decomposição tradicional não é natural, mas biológica, e no mínimo desumana’’’, afirma.

O cemitério vertical dispõe do que há de mais moderno e dinâmico no que se refere a necrópoles.

Vantagens e benefícios

Uma das vantagens em optar pelo cemitério vertical é o que diz respeito, as questões ambientais.

De forma semelhante ao processo de cremação, o cemitério vertical, é tido como uma opção ecologicamente correta, muito diferente da forma como ocorre com os cemitérios tradicionais.

Os principais benefícios são:

  • Eliminação da falta de espaço
  • Conforto e tranquilidade aos familiares
  • Saída ambiental
  • Eliminação dos impactos primários e secundários
  • Acessibilidade
  • Monitoramento e segurança

Eliminação da falta de espaço

O Cemitério Vertical é a solução para acabar com os problemas de falta de espaço nas necrópoles.

Com a alta demanda do crescimento da população, é comum que ocorra também o crescimento da mortalidade, com isso, a população fica a mercê dos cemitérios tradicionais.

Com o vertical, esse problema será findado, os corpos são colocados em uma espécie de prédio, isso gera um espaço maior, fazendo com que diversos corpos possam ser depositados um acima do outro.

Estima-se que no vertical, uma área de 2 mil metros quadrados seja possivel sepultar cerca de 500 corpos.

Conforto aos familiares

Outro fator importante é em relação ao conforto da família.

No método vertical, o ente querido é colocado no caixão e levado para dentro de uma gaveta, por outro lado, no método tradicional, o familiar é enterrado trazendo uma sensação muito desagradável aos entes queridos que presenciam esta cena.

Outro fator importante é em relação as datas comemorativas.

No Brasil e em alguns outros países, existe uma cultura em relação ao Dia de todos os mortos’’, comemorado em 2 de novembro, data em que as famílias se dirigem aos cemitérios e prestam homenagens aos entes queridos que já se foram.

Nesse período, é comum que volte as lembranças, o sentimento de luto e a tristeza pelo fato de não ter mais aquela pessoa, com o vertical, a única lembrança que existirá do ente querido será as boas imagens guardadas em nossas memórias.

Saída ambiental

Os cemitérios trazem um risco de impacto ambiental, como dito no inicio do artigo, o processo de decomposição libera um liquido que é ofensivo ao meio ambiente.

O método aplicado no cemitério vertical faz com que os impactos que ocorrem com frequência em especial nos cemitérios públicos, sejam evitados.

Impactos primários

Quando o liquido liberado na decomposição entra em contato com a água, faz com que a mesma seja contaminada.

Impactos secundários

Este impacto costuma estar na presença dos cheiros que são provindos da decomposição dos cadáveres, esse odor traz consigo a contaminação do ar em redor.

Esse fato ocorre devido à falta de manutenção das covas ou espaços de sepultamento.

Com o cemitério vertical, esses danos serão evitados, pois a decomposição é feita pelo método  anaeróbica (realizado com oxigênio dentro das gavetas).

Acessibilidade

Tratando-se de acessibilidade, os cemitérios convencionais não são os melhores lugares, aumentando as dificuldades para as pessoas com deficiência física.

Os cemitérios horizontais não possuem boa infraestrutura, os túmulos costumam ser instalados em lugares íngremes, onde há falta de sinalização, túmulos violados, entre outros.

Por outro lado, o vertical possui sinalização, rampa e alguns chegam a ter elevadores que facilitam a locomoção das pessoas que necessitam deste serviço.

Monitoramento e segurança

No geral, prédios e edifícios costumam ter um sistema de monitoramento e segurança 24h por dia.

As chances de ocorrer uma violação são menores se comparado aos locais que são abertos.

É importante levar em consideração o fato do ambiente ser mais ameno e propicio para a cerimônia de velório.

Lidar com o óbito de um ente querido, é um momento difícil para as famílias, quanto mais confortável for o ambiente, melhor fica para os familiares realizarem as últimas homenagens e dar o último adeus ao ente querido.

Lembrando também que, os cemitérios verticais permitem que sejam realizada a cerimônia de velório, período em que a família dispõe de um curto espaço de tempo, para se despedir do familiar.

Entenda o processo de decomposição no cemitério vertical

Quando se fala em questões ambientais, surge uma dúvida no que se refere a questão de decomposição, como funciona e se ocorre riscos a natureza.

A decomposição no cemitério vertical se dá por meio de uma técnica chamada decomposição anaeróbica,

Nessa decomposição, as células que produzem o liquido necrochorume (liquido tóxico, liberado pelo corpo quando entra em decomposição) necessitam da falta de oxigênio para se manterem vivas (método tradicional), no caso do cemitério vertical, existe a presença do ar, com isso, essas células acabam sendo mortas.

Um canal é induzido entre as gavetas de ar por meio do qual são eliminados os gases tóxicos, posteriormente, eles são lançados na atmosfera já purificados, não trazendo nenhum risco ao meio ambiente.

No sepultamento tradicional, a decomposição demora em média dois anos, no método ecológico, esse processo ocorre em um período de seis a oito meses.

 

 


Artigos Relacionados

Logo Carregamento