A cremação é uma prática antiga, milenar, que consiste basicamente em queimar os corpos dos entes queridos. Atualmente voltou à moda, cada vez mais pessoas buscam crematórios como opção de funeral.
História da cremação:
A cremação é considerada hoje ecológica e opção mais viável pela falta de espaços em cemitérios municipais do Brasil, Existem registros de opção por cremar corpos há 3 mil anos. No passado, a cremação era considerada um ato nobre e uma prática higiênica, já o sepultamento, era destinado apenas aos criminosos, assassinos, suicidas e aos fulminados por raios (acreditavam em uma “maldição” de Júpiter).
Como era feita a cremação
Óbvio, que o domínio do fogo no Período Paleolítico (pré-história), marca a possibilidade de queima de corpos. A aquisição de linguagem e por conseguinte a elaboração de crenças e divindades, muito depois, passou a formar a base justificativa para se optar pela cremação e não pelo sepultamento.
Purificação da alma
Nos tempos antigos, predominava-se a crença que se os cadáveres fossem queimados, todos os seus defeitos, inclusive os da sua alma seriam liberados, levando o indivíduo à fase de “purificação” em semelhança ao fogo, o que faria com que ele não retornasse à terra em forma de “aparições” para assustar os vivos. Dava-se início ao processo de cremação organizado socialmente.
E as religiões, como vêem a cremação?
Católicos: aprovam
No catolicismo, houve um tempo em que a igreja proibia seus fiéis. Isso ocorreu pouco tempo depois da Revolução Francesa, período em que as pessoas estavam descrentes da vida eterna e da ressurreição dos mortos e, como forma de provar que Deus não poderia fazer nada, eles incineravam os cadáveres. Alguns anos depois, desapareceu esse tipo de protesto em relação à cremação, com isso, a Igreja Católica parou de proibi-la. O Vaticano inclusive, disponibiliza uma sala para realização da cerimônia.
Evangélicos: não proíbem
Os evangélicos também não têm uma proibição clara sobre a cremação, embora alguns seguidores mais tradicionais do velho testamento indiquem apenas o sepultamento.
Judeus: não é permitido
A religião judaica não permite que seus fiéis realizem a cremação. A cremação, separaria, de maneira brusca e dolorosa, os elementos carnais e espirituais, segundo o judaísmo, é necessário um tempo até que a alma seja desabrigada por completo da carne e o processo deve seguir a decomposição natural do corpo.
Muçulmamos: proíbem
Para os muçulmanos, o ato de cremar é algo proibido por lei, pois acreditam que a morte é uma transição entre dois mundos: física e espiritual. Espiritismo: depende Os espíritas só permitem a cremação de corpos após 72 horas da morte física, pois é considerado o tempo que o espírito leva para se desconectar completamente do corpo.
Orientais: permitem
As religiões orientais, como o hinduísmo, optam pela destruição total do corpo através do fogo, eles vêem no fogo uma forma de se desprender de qualquer sentimento de apego, deixando que o ente querido cremado tenha passagem aberta para o “novo mundo”, pois eles entendem que o apego das pessoas impedem os falecidos de chegarem no tão sonhado destino final de todos os mortos.
Religiões Afros: não recomendam a cremação.
Para o candomblé, o corpo precisa ser enterrado no chão para fechar o ciclo de vida da forma correta. O morto tem que ir para a terra para que o espírito siga o seu caminho com os devidos rituais
Crematório em São Paulo
O Crematório Vila Alpina iniciou suas atividades em 1974, e possui dois fornos para queimação de corpos, mantendo uma rotina constante e atendendo uma média de 750 cremações por mês ou 25 cremações por dia.
Crematório no Rio de Janeiro
O Crematório do Caju foi fundado oficialmente em 18 de outubro de 1851, fica dentro do Cemitério de São Francisco Xavier e é considerado a maior necrópole do estado fluminense.
Ambos dispõem de um atendimento único e acolhedor, atendendo da melhor forma possível as famílias brasileiras.
Cinzas da Cremação
Após cremar, surge uma dúvida muito comum aos familiares: o que fazer com as cinzas da cremação? As opções mais comuns adotadas pelas pelas famílias que optam por cremar são:
- Guardá-las em uma urna
- Transformá-las em árvore
- Fazer um jóia
- Despejar no rio ou mar
Plano Funerário com cremação
O melhor plano funerário com cremação do Brasil está disponível para você! Cuide dos seus entes queridos com um plano que oferece suporte completo nos momentos mais sensíveis, assistência veterinária para seus pets, resolução de toda documentação e opções de carência zero.