CENTRAL NACIONAL DE VENDAS: 4020-3852 (disque a partir da sua cidade)
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONVENIADO: 4007-2851

Por que cremar é melhor que enterrar?

Você já parou para pensar o que vai acontecer depois da sua morte? Qual destino terá o seu corpo?

de Amar Assist, 5 JULHO de 2017

A cremação é uma prática ecologicamente correta
Entender um pouco melhor a história e as crenças que estão em volta da cremação e do sepultamento é um bom inicio para tirar suas conclusões do porque cremar é melhor que enterrar.


Plano Funerário Familiar

Cuide bem de quem você ama.


Tanto a cremação como o sepultamento são práticas antigas. Pesquisas apontam que o enterro é ainda mais antigo que a cremação, pois os arqueólogos encontraram indícios de que os homens primitivos costumavam enterrar os seus mortos em grutas.

A cremação no entanto, era muito comum na Grécia e era vista como um destino nobre para os mortos, por outro lado, o sepultamento era destinado apenas aos criminosos.

Cremação do ponto de vista religioso

Algumas religiões são adeptas a cremação, a exemplo do Budismo e o Hinduísmo que veem na cremação um método oficial para lidar com os seus mortos.

Para o budismo, o fogo regenera o corpo, permitindo que ele reencarne, entretanto, a cremação não pode ser realizada de imediato, deve-se esperar alguns dias, pois acredita-se que o espírito leve um tempo para se desapegar do corpo, já os hindus, trazem consigo o costume de cremar seus mortos ao ar livre.

A Igreja Católica por sua vez proibia a cremação até 1964, hoje é algo LIVRE, mas o sepultamento é o que prevalece em países cristões.

Benefícios da cremação para o meio ambiente

Entre os inúmeros benefícios, destacam-se:

  • A cremação é uma prática 100% ecológica, não agride o meio ambiente e acelera o processo de transformação da matéria;
  • Não emite fumaça, para isso as alças dos caixões e outros metais que possam ser prejudiciais à saúde e ao meio ambiente são retirados;
  • A tecnologia possibilita a cremação que ocorre em 900ºC, queimando e requeimando o ar, que passam por tubulações que são fiscalizados regularmente, um processo que traz um menor impacto ao meio ambiente, pois não traz resíduos que possam contaminar a atmosfera;
  • Algumas pessoas não gostam de frequentar cemitérios, pois atribuem a eles um lugar de tristeza e dor, sem contar a falta de segurança que aflige muitos cemitérios;
  • Na cremação não se faz necessária a presença dos familiares, que podem permanecer no conforto dos seus lares, não é preciso fazer visitas em cemitérios em datas especiais e uma grande vantagem é que são poupados do processo de exumação do corpo que se faz necessário quando a família opta pelo sepultamento;
  • Muitos cemitérios sofrem com problemas como falta de sepultura, para aqueles que não tem condições de adquirir um jazigo, deve locar uma sepultura e na falta da locação de gaveta, o sepultamento acaba acontecendo na terra, como é o caso da sepultura rasa.
Alguns familiares optam por comprar vagas em cemitérios privados, o que traz um custo por muitos anos, com isso, a cremação se torna uma opção mais barata e traz inúmeras vantagens.

Cremação X Enterro

A cremação é mais econômica se comparada ao sepultamento, pois ela evita despesas com manutenção, compra de jazigos ou renovação de aluguéis dos mesmos.

Após o fim do processo de cremação, as cinzas são colocadas em uma urna e entregues às famílias que decidem qual será seu destino.

Muitas famílias guardam as cinzas dos entes queridos consigo, outras enterram, deixam em igrejas, podendo também ser transformadas em diamante, cristal e até em obras de arte.

Com o conhecimento e as informações que a sociedade vem recebendo sobre a cremação, muitos já veem o processo como algo comum.

O conhecimento em relação a cremação mostra que a mesma é um procedimento limpo, ecologicamente correto e que traz inúmeros benefícios em relação a economia.

Optar pela cremação é pensar no futuro do planeta e de gerações futuras.  


Logo Carregamento