CENTRAL NACIONAL DE VENDAS: 4020-3852
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONVENIADO: 0800 024 1150

O que significa cemitério vertical?

O Cemitério Vertical é o mais novo modelo de necrópole que ocupa pouco espaço e não agride o meio ambiente

cemitério vertical
Você já ouviu falar em Cemitério Vertical? É um novo modelo de necrópole que tem por objetivo utilizar menos espaço e poupar o meio ambiente de efeitos poluentes.

O cemitério vertical é a atualização da concepção construtiva trazida da Civilização Maya. Trata-se da construção de alvéolos hemeticamente fechados e sobrepostos. Com a evolução das técnicas da construção civil, os projetos de prédios pavimentos podem reduzir, significamente, a necessidade de grandes áreas para o sepultamento de milhares de corpos.

A modernização trouxe um novo conceito e o cemitério passou a ter presença nos bairros nobres, concorrendo com prédios residenciais como componente da paisagem urbana com a qual se compatibiliza. É solução para as cidades e ecologicamente perfeito, pois não polui. 

No aspecto sentimental, é um local mais adequado, tanto nos momentos de despedida final, tanto como para a memorização. Os cemitérios verticais podem ser comparados a hotéis, onde as pessoas se sentem bem recebidas em todos os seus ambientes. A  foto é um exemplo vivo e foi obtida no Memorial do Alto Tietê, em Suzano

Visto também como uma saída ambiental, o método utilizado pelo cemitério é bem diferente dos convencionais em que os corpos são enterrados.

No Cemitério Vertical, os corpos são depositados em gavetas uma em cima da outra, e assim entram em decomposição sem liberar o líquido necrochorume responsável por poluir o meio ambiente quando ocorre um sepultamento.

Como surgiu o Cemitério Vertical?

Esse tipo de necrópole surgiu com objetivo de uma desocupação do espaço urbano, é uma forma inteligente de ganhar espaço, poupar o meio ambiente e manter o respeito para com os entes queridos.

Diferente dos cemitérios tradicionais, os corpos são sepultados acima do solo em uma espécie de túmulo feita com paredes de concreto.

Caso a família opte pela cremação, as cinzas do ente querido podem ser guardadas em um cinerário destinado para esta finalidade.

Vantagens do Cemitério Vertical

Não polui o meio ambiente

Pelo fato de estar acima do solo, o líquido liberado durante a decomposição acaba sendo retido por uma tubulação que o purifica, quando liberado, não traz nenhum risco ao meio ambiente, nem aos lençóis freáticos.

Não ocupa grande espaço

A ideia central da criação de cemitérios verticais foi a redução do espaço urbano.

Com o constante crescimento da população, é natural que aumente o número da mortalidade, com isso, os cemitérios se encontram aglomerados e muitos sofrem com a falta de vagas.

O Cemitério Vertical é uma forma de resolver essa questão, pois o espaço ocupado é mínimo, devido os corpos serem sepultados em gavetas uma acima da outra.

Baixo custo de manutenção

Outra vantagem é em relação ao custo benefício, com o Cemitério Vertical, não há necessidade de pagamento para manutenção do túmulo.

Além dessas vantagens, o Cemitério Vertical possui uma aparência diferente dos cemitérios tradicionais, o que proporciona um ambiente leve e sereno para às famílias que realizam visitas em datas comemorativas como o dia de finados, por exemplo.

Todos os cemitérios devem garantir que os gases poluentes dos corpos em decomposição sejam dissolvidos sem que chegue a população.

Processo de decomposição

Você deve estar se perguntando como funciona o processo de decomposição, é simples, os cemitérios verticais possuem tubos especiais que permitem com que os gases liberados na decomposição sejam tratados e posteriormente liberados no meio ambiente quando já estão purificados.

Por ser uma necrópole particular, não existe um tempo determinado para que o corpo seja retirado, com isso, fica a critério da família, deixar que o mesmo fique na gaveta até que se tenha um novo sepultamento ou realizar o procedimento chamado de exumação de cadáver.

A exumação de corpos só pode ocorrer no período de 3 a 5 anos após o sepultamento, prazo estabelecido por Lei para retirada dos restos mortais.

Esses restos mortais podem ser cremados, as cinzas posteriormente são entregues às famílias que decidirão o melhor destino para dar a elas.

Existem algumas empresas especializadas no ramo de assistência funeral que possuem em seus planos a possibilidade da cremação dos ossos após esse prazo.

Com a contratação de um plano funerário, a família fica isenta de toda parte burocrática da realização do funeral, contando também com o apoio quando for necessário realizar o procedimento de cremação das ossadas.

Se você quer obter mais informação sobre o Plano Funerário Familiar, todas as coberturas e benefícios em vida, acesso ao site www.amarassist.com.br.

Você deseja conhecer nossos planos? Preencha o formulário abaixo!
Logo Carregamento