circle loading page Aguarde...
CENTRAL NACIONAL DE VENDAS: 4020-3852
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONVENIADO: 0800 024 1150

Quer economizar na hora que sua família mais precisa?

Clique aqui

Sintomas físicos do luto

Saiba como o luto afeta o seu corpo e como lidar com as reações

Pessoa com insônia
Além dos fortes efeitos emocionais, o luto também apresenta diversos sintomas físicos sérios

Muitas pessoas acreditam erroneamente que o luto é uma emoção única, mas, na verdade, é uma reação poderosa, multifacetada e muitas vezes incontrolável que os seres humanos experimentam após um evento pessoalmente doloroso ou traumático, como a morte de um ente querido.

O luto pode nos afetar não apenas emocionalmente, mas também fisicamente. Durante esse período, você pode experimentar uma variedade de sintomas físicos que fazem parte da resposta normal à perda de alguém querido ou mesmo a um bicho de estimação, emprego ou capacidade física.

Problemas Digestivos e Mudanças de Peso

Problemas digestivos e mudanças de peso são sintomas físicos comuns. Frequentemente ligados à interrupção dos hábitos alimentares normais ou rotinas, o luto pode causar prisão de ventre, diarreia, dor de estômago, "sensação de vazio" no estômago, náusea ou enjôo. Normalmente passam com o tempo.

Mudanças de peso também são frequentes. Nos dias, semanas e meses seguintes a uma morte, muitas pessoas costumam ganhar alguns quilos. A falta de exercício, o descuido pessoal, o comer demais, o aumento de refeições fora de casa e o consumo de mais comida processada podem contribuir para essas alterações. 

O isolamento de entes queridos que poderiam incentivar hábitos alimentares mais saudáveis ​​ou consistentes também pode ser um fator.

Outro fato é que,  durante o luto, muitas pessoas comem menos, deixam de fazer refeições regulares ou simplesmente não comem nada. Principalmente nos primeiros dias ou semanas após a morte, os enlutados podem se distrair com a infinidade de detalhes e decisões necessários - assim como com a chegada de parentes e amigos - e simplesmente esquecer de comer ou de se alimentar regularmente.


Dor, Desconforto ou Doença

A experiência de luto pela morte de alguém pode induzir outros sintomas físicos do luto, incluindo sensações genuínas de dor ou desconforto, como dores de cabeça ou enxaquecas, dor no peito, peso nos membros, dores no pescoço, costas ou articulações esqueléticas, ou dor muscular generalizada. 

Um estudo publicado na revista médica Circulation descobriu que pessoas já com alto risco cardiovascular podem sofrer um aumento do risco de ataque cardíaco nos dias seguintes à morte de uma pessoa importante.

O estresse de perder um ente querido e o luto subsequente podem reduzir ou suprimir o sistema imunológico, tornando você mais suscetível a vírus e infecções. Além disso, pessoas com uma condição crônica de saúde existente podem experimentar uma piora dos sintomas.

A pesquisa também mostrou que o luto está ligado ao aumento dos níveis de inflamação no corpo. A inflamação é um alerta de problemas cardiovasculares, outras doenças e aumento da mortalidade.

Problemas de Sono

Dificuldades para dormir também são sintomas físicos comuns do luto. A insônia pode privar a pessoa enlutada dos benefícios de recuperação de uma boa noite de sono e pode afetar a aparência, causando inchaço no rosto e nos olhos. 

A falta de sono adequado devido ao luto geralmente afeta a coordenação física, a função cognitiva e a pressão arterial.

Embora o sono seja uma função humana diária essencial, dormir por muitas horas seguidas ou ao longo do dia pode, na verdade, sugar sua energia e deixá-lo letárgico.

O sono oferece um refúgio que muitas vezes ajuda as pessoas em luto a escapar temporariamente da dor. Independentemente de uma pessoa enlutada dormir naturalmente por muito tempo ou optar por cochilos extras, ela pode se sentir menos revigorada após muitas horas de sono.

Dificuldade com Atividades Diárias

Os sintomas físicos do luto podem dificultar o enfrentamento das atividades diárias. Por exemplo, você pode sentir fadiga ou nervosismo, tornando o manejo de tarefas normais um desafio.

A sensação de nervosismo ou ansiedade geralmente se manifesta fisicamente, como tamborilar os dedos, andar de um lado para o outro, inquietação, incapacidade de sentar e relaxar por muito tempo em um só lugar, mãos ou pés suados ou pegajosos, ou sensação de formigamento ou dormência nessas extremidades.

Além disso, algumas pessoas em luto relatam sentir boca seca, sensibilidade a ruídos, tremores ou sensação de tremor, aperto na garganta ou no peito, falta de ar e piora dos sintomas de alergia. 

O Que É Luto Distorcido?

Cerca de 7% das pessoas enlutadas experimentarão o que é conhecido como luto distorcido. Isso envolve a presença contínua de sintomas intensos de luto que persistem por mais tempo do que o período considerado normal. Esses sintomas incluem:

  • Incapacidade de se concentrar em nada além da morte
  • Sentimentos intensos de raiva e tristeza
  • Sentimentos de desesperança
  • Dificuldade em aceitar a realidade da morte


Lidando com os Sintomas Físicos do Luto

Infelizmente, não existe um método para eliminar ou evitar os sintomas físicos do luto que você possa experimentar após uma perda. Embora seja difícil e muitas vezes doloroso, o luto é uma resposta normal e necessária à morte de um ente querido, e a maioria das pessoas verá uma redução dos efeitos físicos induzidos pela perda com o passar do tempo. 

Para alguns sintomas, como dor de estômago, medicamentos vendidos sem receita podem ser úteis. Sempre tome esses medicamentos conforme as instruções.

Se algum dos efeitos físicos que você está experimentando não desaparecer com o tempo ou parecer insuportável, consulte o seu médico ou profissional de saúde. Isso é particularmente importante para dor ou desconforto físico, problemas digestivos ou se algum problema crônico de saúde existente piorar.

A maneira mais importante de se ajudar durante o luto é cuidar de si mesmo e das suas necessidades. Muitos dos efeitos físicos surgem da falta de atenção aos sinais do corpo e de negligenciar hábitos saudáveis que normalmente teríamos.

Aqui estão algumas maneiras importantes pelas quais as pessoas em luto podem cuidar de si mesmas: 

Exercício

Se você costumava se exercitar regularmente antes da morte do seu ente querido, tente manter essa rotina o máximo possível. Mesmo que sua vida fosse sedentária, considere reservar um tempo para se exercitar todos os dias, como levar seu cachorro para passear, andar de bicicleta ou combinar com um amigo uma caminhada no parque local ou shopping center.

Exercícios moderados diários podem te ajudar a dormir melhor, aliviar rigidez ou desconforto muscular, além de melhorar o humor e a perspectiva.


Coma Alimentos Nutritivos e Saudáveis

Durante o luto, muitas vezes é difícil ter vontade para uma refeição completa. Nesses momentos, considere comer várias refeições menores ao longo do dia, caso sua rotina não permita o horário habitual de café da manhã, almoço e jantar.

Além disso, os alimentos que você consome devem ser saudáveis e nutritivos. Se você não tem tempo ou energia para fazer compras, peça a um ente querido que vá ao mercado por você.


Descanse

Embora o luto normalmente atrapalhe nossos padrões de sono habituais, é importante ter um descanso adequado. Na medida do possível, tente desenvolver uma rotina e horário regulares para dormir; minimize as distrações, como televisão,  tablet, ou celular; e mantenha seu quarto escuro. Além disso, evite bebidas cafeinadas pelo menos três horas antes de dormir.

Faça Planos

Fazer planos para o futuro e se manter ocupado também pode ajudar com a dor física do luto. Ter coisas para fazer no futuro pode te dar algo para esperar.  Manter-se ocupado no momento pode ajudar a tirar sua mente do desconforto e da tristeza.

Conclusão:

O luto não se manifesta apenas emocionalmente; ele também atinge o nosso corpo. Esses sintomas podem ser preocupantes, mas é importante reconhecer que a dor física que você sente é uma parte normal do processo de perda.

Muitos desses sintomas desaparecem gradualmente com o tempo. No entanto, se eles estiverem causando sérios problemas ou durando mais do que você acha que deveriam, não tenha medo de conversar com o seu médico.
 

Plano Funerário Familiar

Garanta um futuro tranquilo para sua familia com o melhor plano funarário do Brasil, Completo, Sem custos adicionais.

Ao clicar em “Quero mais informações”, você confirma que seus dados estão corretos e concorda com a Política de Privacidade.