Sintomas físicos do luto
Saiba como o luto afeta o seu corpo e como lidar com as reações
Problemas Digestivos e Mudanças de Peso
Problemas digestivos e mudanças de peso são sintomas físicos comuns. Frequentemente ligados à interrupção dos hábitos alimentares normais ou rotinas, o luto pode causar prisão de ventre, diarreia, dor de estômago, "sensação de vazio" no estômago, náusea ou enjôo. Normalmente passam com o tempo. Mudanças de peso também são frequentes. Nos dias, semanas e meses seguintes a uma morte, muitas pessoas costumam ganhar alguns quilos. A falta de exercício, o descuido pessoal, o comer demais, o aumento de refeições fora de casa e o consumo de mais comida processada podem contribuir para essas alterações. O isolamento de entes queridos que poderiam incentivar hábitos alimentares mais saudáveis ou consistentes também pode ser um fator. Outro fato é que, durante o luto, muitas pessoas comem menos, deixam de fazer refeições regulares ou simplesmente não comem nada. Principalmente nos primeiros dias ou semanas após a morte, os enlutados podem se distrair com a infinidade de detalhes e decisões necessários - assim como com a chegada de parentes e amigos - e simplesmente esquecer de comer ou de se alimentar regularmente.
Dor, Desconforto ou Doença
A experiência de luto pela morte de alguém pode induzir outros sintomas físicos do luto, incluindo sensações genuínas de dor ou desconforto, como dores de cabeça ou enxaquecas, dor no peito, peso nos membros, dores no pescoço, costas ou articulações esqueléticas, ou dor muscular generalizada.
Um estudo publicado na revista médica Circulation descobriu que pessoas já com alto risco cardiovascular podem sofrer um aumento do risco de ataque cardíaco nos dias seguintes à morte de uma pessoa importante.
O estresse de perder um ente querido e o luto subsequente podem reduzir ou suprimir o sistema imunológico, tornando você mais suscetível a vírus e infecções. Além disso, pessoas com uma condição crônica de saúde existente podem experimentar uma piora dos sintomas.
A pesquisa também mostrou que o luto está ligado ao aumento dos níveis de inflamação no corpo. A inflamação é um alerta de problemas cardiovasculares, outras doenças e aumento da mortalidade.
Problemas de Sono
Dificuldades para dormir também são sintomas físicos comuns do luto. A insônia pode privar a pessoa enlutada dos benefícios de recuperação de uma boa noite de sono e pode afetar a aparência, causando inchaço no rosto e nos olhos. A falta de sono adequado devido ao luto geralmente afeta a coordenação física, a função cognitiva e a pressão arterial. Embora o sono seja uma função humana diária essencial, dormir por muitas horas seguidas ou ao longo do dia pode, na verdade, sugar sua energia e deixá-lo letárgico. O sono oferece um refúgio que muitas vezes ajuda as pessoas em luto a escapar temporariamente da dor. Independentemente de uma pessoa enlutada dormir naturalmente por muito tempo ou optar por cochilos extras, ela pode se sentir menos revigorada após muitas horas de sono.Dificuldade com Atividades Diárias
Os sintomas físicos do luto podem dificultar o enfrentamento das atividades diárias. Por exemplo, você pode sentir fadiga ou nervosismo, tornando o manejo de tarefas normais um desafio. A sensação de nervosismo ou ansiedade geralmente se manifesta fisicamente, como tamborilar os dedos, andar de um lado para o outro, inquietação, incapacidade de sentar e relaxar por muito tempo em um só lugar, mãos ou pés suados ou pegajosos, ou sensação de formigamento ou dormência nessas extremidades. Além disso, algumas pessoas em luto relatam sentir boca seca, sensibilidade a ruídos, tremores ou sensação de tremor, aperto na garganta ou no peito, falta de ar e piora dos sintomas de alergia.O Que É Luto Distorcido?
Cerca de 7% das pessoas enlutadas experimentarão o que é conhecido como luto distorcido. Isso envolve a presença contínua de sintomas intensos de luto que persistem por mais tempo do que o período considerado normal. Esses sintomas incluem:- Incapacidade de se concentrar em nada além da morte
- Sentimentos intensos de raiva e tristeza
- Sentimentos de desesperança
- Dificuldade em aceitar a realidade da morte