circle loading page Aguarde...
CENTRAL NACIONAL DE VENDAS: 4020-3852
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONVENIADO: 0800 024 1150

Quer economizar na hora que sua família mais precisa?

Clique aqui

7 fases do luto

Saiba quais são as sete fases do luto e como elas se manifestam em cada um de nós

Mulher consolando amigo em luto
Infelizmente, todos nós experimentaremos a dor do luto em algum momento de nossas vidas. Perder um ente querido ou despedir-se de um animal de estimação pode ser terrivelmente doloroso, mudando nosso mundo para sempre e nos deixando completamente perdidos.

Fases do luto

Você provavelmente já ouviu falar sobre as diferentes fases do luto, mas talvez não saiba como eles funcionam, ou qual deles você está vivenciando em determinado momento. Cada pessoa lida com o luto de uma maneira única. No entanto, conhecer isso e realmente experimentá-lo são coisas bem diferentes. É muito natural se sentir sozinho em seu luto ou se preocupar por não estar vivendo o luto de forma "normal".

Cinco ou sete estágios do luto?

O modelo das "Sete Fases do Luto" é baseado nos "Cinco Fases do Luto", inicialmente teorizados em 1969 pela psicóloga suíça Elizabeth Kübler-Ross. Ela tentou classificar as diferentes emoções e pensamentos que as pessoas experimentam após perder alguém que amam. Primeiramente vieram as cinco fases do luto e posteriormente foram incluídas mais duas.

Não é uma regra geral, você pode passar por algumas fases ou emoções que não estão listadas. Afinal, o luto não é linear e muitas vezes é confuso. É comum o sobe e desce emocional, especialmente em aniversários ou outras datas significativas.

Caso o modelo das sete fases do luto não funcionar para você, tudo bem. Mas, por favor, não tente evitar o seu luto. Embora empurrar o desespero para o fundo da mente e ignorá-lo possa parecer que está ajudando, isso muitas vezes prolonga a dor. Em vez disso, permita-se sofrer, curar e trabalhar para superar o processo.

Não é fácil. Na verdade, pode ser uma das experiências mais desafiadoras da sua vida. Mas vai ficar mais fácil.

Cinco fases do luto

Embora nem todos experimentem os cinco estágios do luto ou possam experimentá-los em uma ordem diferente, as fases são:

  1. Negação
  2. Raiva
  3. Barganha
  4. Depressão
  5. Aceitação

E as sete fases do luto?

O modelo das sete fases do luto ajuda a explicar a experiência, muitas vezes complicada, da perda. Embora você possa não vivenciar todos eles (ou experimentá-los em uma ordem diferente), incluem:

  1. Choque e descrença
  2. Negação
  3. Culpa
  4. Raiva e barganha
  5. Depressão, solidão e reflexão
  6. Reconstrução (ou 'trabalhando o luto')
  7. Aceitação

Choque e descrença

Ao descobrir a morte de um ente querido, sua reação inicial pode ser de choque ou descrença total. Não é exatamente negação, mas você simplesmente não consegue entender o que acabou de acontecer.  É um mecanismo de defesa criado para te proteger da dor.

Esse estágio explica porque temos dificuldades em tomar providências imediatamente após a morte. Há um estado de suspensão até ser capaz de lidar com o luto.

Negação

A negação, embora tenha similaridades com a descrença, é um mecanismo de enfrentamento próprio que também te auxilia a lidar com o luto e a dor.  Você pode simplesmente negar que seu ente querido se foi, ou afastar esses pensamentos da sua cabeça. Algumas pessoas podem ficar presas em um estado patológico e crônico de negação, recusando-se a admitir que algo ruim aconteceu, mas isso é raro.

Essa fase se manifesta de diferentes formas. Algumas pessoas vão negar que estão de luto ou afetadas pela perda, enquanto outras não vão admitir a morte do ente querido.

Culpa

A culpa pode ser como um soco no estômago. É completamente normal se questionar o que você poderia ter feito para evitar a perda.

A maioria das pessoas sente algum tipo de culpa quando um ente querido morre (pensamentos como "Eu deveria ter feito mais", "Eu deveria ter ligado para o médico com minhas preocupações" são comuns). No entanto, cerca de 7% das pessoas experimentarão o "luto complicado".

O luto complicado muitas vezes é centrado na culpa e faz com que a pessoa sofra remorso infinito sobre os detalhes da morte e o que poderia ter sido feito de diferente.  Além disso, essas pessoas lutam para aceitar que a morte é um fim e/ou se cercam de fotos e lembranças que as ajudam a acreditar que o falecido ainda está presente.

Depressão, solidão e reflexão

Passada a fase de reconhecimento da perda, é comum sentir depressão e/ou profunda tristeza, solidão e isolamento. A depender do grau de sofrimento aqui, será necessário buscar ajuda especializada.

A terapia do luto é uma oportunidade para refletir sobre o que o seu ente querido significava para você, a verdadeira natureza do seu relacionamento e como você pode seguir em frente no futuro.

Reconstrução (ou 'trabalhando o luto')

Neste ponto, você ainda pode se pegar revisitando os estágios anteriores, mas estará construindo uma nova vida sem o seu ente querido falecido, vivendo um "novo normal". A dor pode parecer crua e intensa, mas você já sabe que não pode mudar a situação. Embora você possa não estar totalmente pronto para aceitar a morte, sabe que a vida precisa seguir em frente.

Aceitação

Este é o estágio final do modelo. Você superou os momentos mais dolorosos e difíceis do luto e aceitou que seu ente querido se foi e que precisa seguir vivendo.

Começará a reencontrar a alegria e a sorrir, ao invés de se encolher ou chorar ao se lembrar da pessoa amada.  

É a retomada da rotina da vida, inclusive com ocasiões alegres e busca de um novo amor, quando possível.

Quanto tempo dura as sete fases do luto?

Não há um tempo definido para a duração do luto. Para algumas pessoas, o processo pode levar semanas. Para outras, pode durar anos, como é o caso do luto prolongado.

Lidar com o luto nunca é fácil

Com o passar do tempo, você pode perceber que ocasionalmente voltará a passar por alguma das sete fases do luto, especialmente perto de feriados ou aniversários. No entanto, com o tempo, as coisas se tornam mais fáceis e sua dor vai diminuir. Ela nunca vai embora completamente, mas você aprende a conviver com a perda.
 

Plano Funerário Familiar

Garanta um futuro tranquilo para sua familia com o melhor plano funarário do Brasil, Completo, Sem custos adicionais.

Ao clicar em “Quero mais informações”, você confirma que seus dados estão corretos e concorda com a Política de Privacidade.