circle loading page Aguarde...
CENTRAL NACIONAL DE VENDAS: 4020-3852
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONVENIADO: 0800 024 1150

Quer economizar na hora que sua família mais precisa?

Clique aqui

Terapias para o luto

Conheça as principais estratégias terapêuticas para tratamento do luto

Mulher sendo atendida em consultório de psicologia
Experiências trágicas e traumáticas frequentemente levam as pessoas a buscarem ajuda de profissionais de saúde mental. Lidar com a perda de um ente querido ou com um evento profundamente pessoal e impactante pode ser muito difícil. O luto é um processo complexo, que nem todos estão preparados para enfrentar sozinhos. Profissionais de saúde mental podem auxiliar seus clientes a processarem essas emoções, elaborando estratégias de aconselhamento para lidar com perdas do enlutado.

Luto no consultório

O luto é um tema comum no consultório, sendo muitas vezes a causa da busca por ajuda. Seja trabalhando com vítimas de eventos traumáticos, crianças ou aconselhamento de casais, o luto está sempre presente nas terapias.

Essa realidade torna fundamental que psicólogos e psiquiatras desenvolvam habilidades para auxiliar clientes a lidar e processar o luto. Possuir a base clínica para abordar a perda de forma objetiva e, então, orientar os pacientes  por suas próprias experiências é essencial para que os profissionais alcancem resultados positivos. 

O que é terapia do luto?

Poucos sentimentos provocam tanta angústia e sofrimento pessoal quanto o luto. Por isso, não é surpreendente que as pessoas busquem o auxílio profissional para tentar lidar com a morte ou, de alguma forma, dar sentido à perda e seguir em frente. 

O tratamento do luto é a aplicação de técnicas voltadas a auxiliar os pacientes a superar a perda do ente querido em suas diferentes manifestações.

O papel preponderante do luto nas questões de saúde mental exige que os conselheiros o compreendam e possuam as habilidades de aconselhamento para abordá-lo com os clientes.

Existem duas formas comumente identificadas de luto:

Luto instrumental:

O luto instrumental se diferencia do luto tradicional por se concentrar na perda de habilidades, funções ou capacidades, tais como:

  • Doenças graves ou crônicas
  • Acidentes
  • Envelhecimento
  • Perda de um emprego
  • Desastres naturais


Luto intuitivo

O luto intuitivo se caracteriza pela ênfase na conexão emocional profunda com o falecido e na exploração de recursos interiores para lidar com a perda. Essa perspectiva se diferencia do luto tradicional, que geralmente se concentra na expressão verbal e no apoio social externo. 

As principais características do luto intuitivo são:

  • Intensidade emocional: profunda conexão emocional com o falecido, indo além da racionalidade e se expressando através de sentimentos intensos de tristeza, saudade e amor.
  • Conexão espiritual: indivíduos em luto intuitivo frequentemente relatam experiências de conexão espiritual com o falecido, seja por meio de sonhos, intuições, sensações físicas ou percepções extrassensoriais.
  • Autoexploração: o luto intuitivo impulsiona uma jornada de autoexploração, onde o indivíduo busca compreender seus próprios sentimentos, pensamentos e crenças relacionados à perda e à morte.
  • Crescimento pessoal: através da introspecção e da conexão com o falecido, o luto intuitivo pode promover o crescimento pessoal, levando a um maior autoconhecimento, maturidade emocional e desenvolvimento da espiritualidade.

Terapias para o luto

Aprender técnicas de aconselhamento do luto pode beneficiar profissionais de saúde mental, independentemente de atuarem com o público geral ou se especializarem em áreas como abuso de substâncias, aconselhamento escolar ou conjugal. 

O luto pode desempenhar um papel em todos os tipos de interação com clientes, portanto, estar preparado com estratégias e métodos para abordar o assunto durante as consultas é essencial.

As principais técnicas de aconselhamento são:

Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)

Essa abordagem do aconselhamento do luto se concentra em ajudar o cliente a identificar padrões de pensamento negativos e substituí-los por pensamentos mais positivos. Alguns padrões de pensamento negativo podem dificultar o processamento do luto pela pessoa. Eles também podem impedir o cliente de perceber como esses pensamentos negativos afetam seu comportamento. 

As técnicas de TCC incluem reformulação e reestruturação dos pensamentos, direcionamento de comportamentos e desenvolvimento de uma nova narrativa sobre a perda.

Terapia de Aceitação e Comprometimento (ACT)

O objetivo da terapia ACT é que o paciente comece a superar o luto aceitando-o conscientemente, em vez de combatê-lo. 

Terapia do Luto Traumático

O luto traumático ocorre em resposta a uma perda súbita e inesperada. O choque do evento pode causar efeitos físicos e mentais, como pensamentos intrusivos e preocupantes, problemas de sono, ansiedade e perda de apetite. A terapia para o luto traumático enfatiza o estabelecimento de uma rotina para ajudar a regular as emoções e acalmar o sistema nervoso. A pessoa é encorajada a se expressar e a entender que o que está sentindo é normal.

Psicanálise

A psicanálise oferece uma perspectiva única para o tratamento do luto, reconhecendo-o como um processo complexo e individual. 

O analista busca ajudar o paciente as raízes inconscientes do luto através da exploração de experiências passadas e os conflitos internos que influenciam a forma como o indivíduo vivencia a perda.

Terapia do luto traumático

O luto traumático ocorre em resposta a uma perda súbita e inesperada. O choque do evento pode causar efeitos físicos e mentais, como pensamentos intrusivos e preocupantes, problemas de sono, ansiedade e perda de apetite.

A terapia para o luto traumático enfatiza o estabelecimento de uma rotina para ajudar a regular as emoções e acalmar o sistema nervoso. A pessoa é encorajada a se expressar e a entender que o que está sentindo é normal.

Pessoas que sofrem de Transtorno de Luto Traumático  podem ficar extremamente tristes, solitárias, amarguradas ou raivosas, ou emocionalmente entorpecidas. Podem sentir uma perda de identidade ou que uma parte delas morreu. Frequentemente evitam qualquer lembrança da perda ou simplesmente não conseguem aceitá-la. 

As técnicas de tratamento do luto complicado geralmente envolvem uma combinação de terapias, e, quando necessário, medicação.

Os terapeutas podem ajudar os enlutados a trabalharem as memórias do falecido e a desenvolver maneiras mais saudáveis de se lembrarem deles, ao mesmo tempo que fortalecem suas habilidades de enfrentamento.

Terapia interpersonal

Em vez de explorar questões do passado da pessoa, a terapia interpessoal se concentra em sua situação atual e relacionamentos. Essa abordagem terapêutica foi originalmente desenvolvida para tratar depressão maior, mas foi adaptada para muitos outros tratamentos de saúde mental, incluindo o luto problemático.

Habilidades para tratar pessoas em luto

Além da formação teórica, algumas habilidades práticas podem auxiliar o desenvolvimento de estratégias de aconselhamento para perda e luto:

Empatia

A empatia é a capacidade de compreender e apreciar de forma equilibrada o que o cliente está passando. Diferente da compaixão, que envolve compartilhar a tristeza do outro, se assemelha mais a oferecer um ombro amigo para chorar. 

Demonstrar empatia não é simples, pois o luto é uma experiência pessoal e profunda. Contudo, terapeutas que desenvolvem habilidades empáticas e praticam uma linguagem corporal condizente podem auxiliar significativamente seus clientes enlutados.

Criatividade

Às vezes, pode ser difícil romper a barreira do luto com ferramentas convencionais. Nesses casos, os terapeutas podem precisar recorrer a estratégias inovadoras para promover a expressão emocional saudável e produtiva. 

Uma forma de fazer isso é facilitar uma "conversa" entre o cliente e o falecido recente. Não se trata exatamente de dramatização, mas sim de oferecer aos clientes uma válvula de escape para seus pensamentos, o que pode incentivar o fechamento do ciclo e a compreensão.

Plano Funerário Familiar

Garanta um futuro tranquilo para sua familia com o melhor plano funarário do Brasil, Completo, Sem custos adicionais.

Ao clicar em “Quero mais informações”, você confirma que seus dados estão corretos e concorda com a Política de Privacidade.