circle loading page Aguarde...
CENTRAL NACIONAL DE VENDAS: 4020-3852
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONVENIADO: 0800 024 1150

Quer economizar na hora que sua família mais precisa?

Clique aqui

Resiliência e luto

Conheça os benefícios da resiliência no processo de superação do luto

mulher refletindo em frente ao computador
Antes de mergulharmos no "luto resiliente", vamos dar uma olhada no significado da palavra resiliente.

Resiliência é a capacidade de se recuperar de adversidades e situações difíceis. Pessoas resilientes fazem as adaptações necessárias para se recuperar da perda, adversidade ou trauma. Elas continuam a ter vidas gratificantes e podem até crescer após contratempos. É uma característica que pode ser adquirida com o tempo. 

Os quatro pilares da resiliência

  • Assumir responsabilidade (confiar na sua "capacidade de responder")
  • Aceitar que imprevistos fazem parte da vida cotidiana
  • Aprender a focar a atenção intencionalmente (ou tornar-se seletivo ao ouvir e ver)
  • Desenvolver a autocompaixão e escolher o que te ajuda e não te prejudica
A base desses pilares é construída pela disposição em colocá-los em prática.

Em momentos de angústia ou luto, as pessoas podem acessar a resiliência, se tornarem mais fortes e, por fim, até mesmo crescer a partir do luto ou trauma.

Resiliência e luto

A Dra. Lucy Hone foi a primeira pesquisadora acadêmica a explicar como a resiliência e o luto podem caminhar juntos para ajudar as pessoas a superar a perda de seus entes queridos.

O luto resiliente permite que a pessoa seja um participante ativo do processo de recuperação da perda. Ao invés de se isolar em ruminação, culpa ou medo, que amplificam a dor e raramente levam a bons resultados, a resiliência permite que as reações físicas e emocionais típicas do luto sejam aceitas e vividas com coragem. Isso auxilia a viver com propósito e a sofrer a perda com amor duradouro ao mesmo tempo.

Algumas estratégias para o luto resiliente

Direcionando nossa atenção

Há um limite para a quantidade de coisas que o cérebro humano consegue processar a cada momento. Por isso, é vital selecionarmos o conteúdo e a qualidade do que consumimos em nosso dia a dia.  Culpar-se, por exemplo, geralmente não leva a lugar nenhum, tornando-se uma pensamento inútil.

Podemos escolher entre dispersar nossa atenção em um mundo novo, onde nossa energia (emocional) é drenada pelo luto, ou, como alternativa, cuidar de coisas que ajudem a nos preservar.  Então, invista em estabelecer rotinas, em manter relacionamentos saudáveis ​​ou em praticar o autocuidado.

Aceitando o que podemos mudar e o que não podemos

Focar “no que poderia ter sido” e não na realidade é atividade exaustivas que leva a nada. É perfeitamente normal ter esses pensamentos, no entanto, é cruel para nós mesmos deixá-los rodando infinitamente. O luto resiliente facilita o desenvolvimento de habilidades que permitem às pessoas sair do desnecessário "modo de estresse e ameaça" e perceber o que é seguro e calmante.

Procurando emoções positivas

Uma característica das pessoas resilientes é a disposição para sentir emoções positivas. Emoções positivas não apenas nos fazem sentir bem, mas também fazem bem - elas literalmente reprogramam nosso cérebro, consequentemente, a nossa visão de mundo.

Mesmo que não seja fácil pensar ou sentir emoções positivas constantemente, criar boas experiências é uma ótima maneira de começar. Por exemplo, atos simples como caminhar, ouvir nossa música favorita ou ajudar um estranho podem criar emoções de ótima qualidade que terão um efeito cascata.

Aceitando o que é bom

Na psicologia, esse conceito pode ser chamado de busca pelo positivo. No dia a dia, significa simplesmente aceitar o apoio de familiares ou amigos. É abrir o coração para uma variedade de experiências e não se punir por ter tido um momento de prazer.

O luto resiliente vai explorar seus comportamentos habituais em relação à perda e te mostrar estratégias para conviver pacificamente com suas emoções, estejam elas voltadas para a sua dor ou para o futuro. O vaivém entre esses dois estados fortalece a resiliência: ao acessar o que é bom, você recarrega as energias para enfrentar os períodos de tristeza.

Criando rituais para manter a memória viva

O luto resiliente envolve a criação de rituais ou rotinas para manter uma conexão significativa e contínua com os entes queridos que faleceram. Esses rituais ou rotinas não precisam ser nada grandiosos. Pelo contrário, pequenas coisas em nosso dia a dia podem nos ajudar a sentir essa conexão.

Pode ser algo simples como visitar o lugar favorito deles, fazer algo que costumávamos fazer juntos ou cozinhar uma receita que era deles. 

Redefinindo nossos objetivos de vida

A morte inesperada de um ente querido certamente será um choque. Nesses casos, podemos sentir que nosso mundo desmoronou e perder a esperança. Aquilo que esperávamos e pelo qual vivíamos pode não ser mais nossa busca.

No entanto, podemos repensar o que é realista em nossa nova realidade: "Qual é a minha melhor esperança agora para mim e para as pessoas que amo?". A resposta pode nos ensinar coisas novas sobre nós mesmos e nos fazer descobrir uma força que não pensávamos possuir.

Plano Funerário Familiar

Garanta um futuro tranquilo para sua familia com o melhor plano funarário do Brasil, Completo, Sem custos adicionais.

Ao clicar em “Quero mais informações”, você confirma que seus dados estão corretos e concorda com a Política de Privacidade.