circle loading page Aguarde...
CENTRAL NACIONAL DE VENDAS: 4020-3852
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONVENIADO: 0800 024 1150

Quer economizar na hora que sua família mais precisa?

Clique aqui

Luto familiar

Conheça o que é o luto familiar e como superá-lo

familia em luto se apoiando
Quando uma família enfrenta uma perda, uma enxurrada de diferentes emoções, reações e mecanismos de enfrentamento surgem, provavelmente em ritmos diferentes. O processo de luto familiar pode incluir:

 

  • isolamento
  • chorar
  • dormir
  • insônia
  • comer em excesso
  • perda de apetite
  • explosões de raiva
  • irritabilidade, 
  • momentos de leveza 
  • entorpecimento, 
  • depressão
  • negação 


Comportamentos


Alguns membros da família vão querer discutir a perda, enquanto outros se retiram para o silêncio. Outros preferem cercarem-se de entes queridos, enquanto uns precisam de mais tempo sozinhos. 

O estado de negação (a maneira da mente de se proteger contra uma dor avassaladora), pode ocorrer como   também uma movimentação  rápida em direção à aceitação da morte.

Lidando com o luto

O luto se manifesta nas famílias de diferentes maneiras, incluindo conflito, desconforto e frustração. Embora o luto nunca seja fácil ou organizado, esses cinco princípios podem ajudar uma família a se orientar:

Respeite diferentes formas de luto

Não há um processo de luto perfeito. Mas em um lar cheio de pessoas lidando com uma perda, os membros da família podem se perguntar se está reagindo de modos"correto". 

Indivíduos podem comparar sua resposta ao luto com a de outros membros da família e sentir-se culpados ou julgados por, inclusive, terem momentos de alegria.

Dê a si mesmo espaço para lamentar à sua maneira e aos membros da sua família espaço à maneira deles. Respeite o membro da família que parece envolvido nos detalhes práticos do que vem depois; essa pode ser sua forma de autocuidado. Não julgue o parente silencioso na maior parte do tempo.

Não podemos conhecer o mundo interno uns dos outros, e existem muitas maneiras de curar. Se a forma de luto de alguém lhe causar desconforto, perceba isso e talvez saia do ambiente. 

Evite fazer uma pessoa se sentir mal sobre sua forma escolhida de luto, desde que não machuque os outros.

Respeite diferentes tempos de luto

Para algumas pessoas, o luto toma conta do enlutado imediatamente após uma perda. Para outras, a enormidade do que ocorreu pode não ser absorvida por semanas ou até mesmo meses. No caso de uma morte após uma doença prolongada, como no caso de muitos pacientes com Alzheimer, membros da família podem começar a lamentar antes mesmo da morte ocorrer, enquanto outros só absorvem a notícia quando o indivíduo falece. 

Os cérebros das pessoas processam o luto de maneira diferente e em ritmos diferentes. Mantenha esse princípio em mente quando observar a resposta de seus familiares diante da perda.

Dê espaço para os sentimentos.

Parte do respeito às diferentes formas de luto é dar espaço para os sentimentos de cada um. Se você é um pai ou mãe, lembre seus filhos de que está tudo bem se sentirem tristes e está tudo bem se não entenderem, e está tudo bem se sentirem bem. Seja o membro da família que permite diferentes experiências. O luto é confuso, e ninguém sabe exatamente como deve ser. Se você estiver em um espaço mental para verificar como os outros estão se sentindo, faça isso. A permissão para sentir sentimentos complicados e confusos é vital para o processo de cura.

Estabeleça limites

Saiba o que você pode oferecer e fique tranquilo se não puder oferecer neste momento: É extremamente importante lembrar que os membros da família podem não ser capazes de atender a todas as necessidades uns dos outros o tempo todo .Alguns podem se sentir incapazes de ajudar os outros em sua dor. Isso é normal.

Devemos cuidar de nós mesmos antes de cuidar dos outros, e não fazemos nenhum favor a ninguém se nos esgotarmos. Se abordado por um membro da família em busca de apoio, é válido dizer a essa pessoa: "Vejo o quanto você está sofrendo. Porém eu também estou e não tenho a capacidade emocional no momento".

Busque ajuda externa

Um terapeuta está preparado para ajudar uma pessoa a trabalhar através do luto no ritmo dela. Procurar ajuda profissional é uma maneira normal e saudável de lidar com uma perda.

O luto é confuso e irregular, se espalhando pelas famílias de maneiras imprevisíveis. Mas quando todos reservam espaço para a dor  em todas as suas formas, criam um ambiente que valida o processo.

Plano Funerário Familiar

Garanta um futuro tranquilo para sua familia com o melhor plano funarário do Brasil, Completo, Sem custos adicionais.

Ao clicar em “Quero mais informações”, você confirma que seus dados estão corretos e concorda com a Política de Privacidade.