CENTRAL NACIONAL DE VENDAS: 4020-3852 (disque a partir da sua cidade)

O que é tanatopraxia e necromaquiagem? Veja como funciona

Uma técnica que revolucionou o mercado funerário, preservando a boa memória de pessoas que perderam seus entes queridos.

Tanatopraxia é um procedimento que tem por objetivo preparar e conservar o corpo para a cerimônia fúnebre, evitando assim que ocorra decomposições naturais durante a despedida. A tanatopraxia não só tem o objetivo de preparar o corpo, mas também é uma forma de manter sua aparência agradável, trazendo aos familiares uma impressão de bem-estar e a recordação apenas dos bons momentos. A perda de um ente querido em si é um momento de profunda dor e desespero para os familiares, a última lembrança que ficará marcada na memória será o momento da despedida. Sendo assim, a tanatopraxia acaba se tornando uma forma honrosa de retribuir o carinho e prestar uma última homenagem àquele ente querido.

Tanatopraxia - Passo a passo

O primeiro passo é a preparação do material que será utilizado, em seguida, o corpo é colocado em uma mesa e passa por uma avaliação da massa corpórea. Feito isso,  um produto químico é inserido no corpo do falecido por meio de uma injeção. Durante a injeção, o corpo deverá ser massageado para que facilite toda a drenagem dos líquidos. Com o fim da injeção, o corpo deve descansar por cerca de 30 minutos. Os procedimentos finais da tanatopraxia é a aspiração de todos os líquidos do corpo, sendo adicionado algodão para tamponar o nariz e a boca. Para finalizar, o corpo é levado e vestido. Todo o procedimento é feito de uma maneira eficaz, deixando o semblante do falecido com um aspecto saudável e corado, proporcionando uma impressão de bem-estar. A tanatopraxia só pode ser realizada em locais específicos, por um profissional que recebe o nome de Tanatopractor. Para exercer a função de tanatopractor é necessário  um curso técnico avançado. Depois de finalizada, o próximo passo para dar um acabamento ao procedimento, é a necromaquiagem, técnica responsável por finalizar o trabalho profissional, dando um toque final.

Necromaquiagem

Também conhecida como reparação do corpo, a necromaquiagem facial, repara as imperfeições contidas na pele do falecido, minimizando as marcas de enfermidades ou hematomas que possam ter sido causados por acidentes, dando ao falecido a impressão de estar dormindo, trazendo conforto aos entes queridos. Deste modo, a necromaquiagem é uma técnica tão importante quanto a tanatopraxia, é um conjunto em que ambas se completam. Com o avanço tecnológico dos produtos de cosméticos, a maquiagem dá ao morto uma aparência agravável. Para a realização da necromaquiagem não é necessário um lugar especifico, exceto em casos que se faz necessária a reconstituição da face.

Como surgiu a tanatopraxia?

A tanatopraxia é um procedimento existente desde a época da pré-história, neste período, recebia o nome de embalsamento. Era um procedimento caro, destinado apenas aos nobres. Naquele período, mantinha-se a crença que os faraós viravam deuses após a sua morte e, alcançariam a vida eterna, com isso, após o embalsamento, eram realizadas cerimônias glamourosas e por fim ocorria a mumificação. O nome tanatopraxia surgiu durante a guerra civil 1861-1865. Os primeiros países que se tornaram adeptos da prática foram França, Itália e Estados Unidos. A técnica surgiu pelo fato dos corpos dos soldados que perdiam suas vidas nas guerras serem arrastados por centenas de quilômetros. Com isso, o aspecto dos corpos ficavam desfigurados, fazendo com que as famílias tivessem uma última lembrança triste do ente querido. A tanatopraxia foi a responsável por deixar o corpo dos soldados que morriam no campo de batalha, com um aspecto saudável e corado. No Brasil a prática chegou em 1990, uma das primeiras cidades que começou a realizar o serviço foi Minas Gerais. A principio, o serviço era visto como algo desnecessário. No entanto, nos dias atuais, o serviço da tanato é algo indispensável em todas as funerárias. A tanatopraxia é um procedimento que possui um custo adicional aos planos funerários. Já a necromaquiagem facial está inclusa no plano Plano Funerário Familiar que também fornece enfeites florais, toda liberação documental, urna funerária, apoio logístico dentre outras atribuições, além de contar com a cobertura em todo o território nacional.


Você deseja conhecer nossos planos? Preencha o formulário abaixo!

DEPOIMENTOS

Nossos clientes falam por nós: somos reconhecidos pela excelência no atendimento e prestação de serviços de forma humanizada.

Ver todos os depoimentos

NOSSOS PARCEIROS

Conheça nossa ampla rede credenciada em todo o Brasil.